tag:blogger.com,1999:blog-35932824.post4490194432556235513..comments2023-10-14T23:29:35.480-12:00Comments on O BLOG DAS CAUSAS: D. Luís Marinheiro, no Milhas NáuticasDavid Garciahttp://www.blogger.com/profile/10751811283594549778noreply@blogger.comBlogger6125tag:blogger.com,1999:blog-35932824.post-56565572404196917162007-01-05T23:47:00.000-12:002007-01-05T23:47:00.000-12:00Nâo houve "fuga" de D. João VI para o Brasil nem p...Nâo houve "fuga" de D. João VI para o Brasil nem podia haver numa evacuação de 6000 pessoas e mais 9000 marinheiros. Chame-se "retirada estratégica" ao movimento que contribuiu para a derrota de NApoleão na Guerra peninsular e que iniciou o Brasil independente. O comandante rodrigues pereira publicou dois livros em 2004 e 2005 sobre " A marinha portuguesa na época de NApoleão" na colecção Batalhas de portugal em que ilustra issomchhttps://www.blogger.com/profile/08823455191706623233noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-35932824.post-92154157109108278672007-01-05T12:49:00.000-12:002007-01-05T12:49:00.000-12:00já agora, apesar de com a fuga de D. João VI para ...já agora, apesar de com a fuga de D. João VI para o Brasil, termos ficado sem frota, D. Luiz tratou de a reconstituir e em 1865 havia em serviço 35 navios, que incluiam 7 corvetas a vapor, 4 escunas a vapor, 1 canhoneira, 4 vapores de rodas, 1 nau, 1 fragata, 3 corvetas à vela, 1 brigue de guerra, 1 barca transporte, 2 brigues transportes, 1 escuna e 3 palhabotes (para mais informações ver obra referida)garina do marhttps://www.blogger.com/profile/08704076881252329394noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-35932824.post-51762846253873611762007-01-05T12:06:00.000-12:002007-01-05T12:06:00.000-12:00D. Luis I, é realmente um Rei com um perfil intere...D. Luis I, é realmente um Rei com um perfil interessante, sendo considerado um intelectual. Para além de todo o amor ao mar, que acabou por tranmitir ao seu filho, o futuro Rei D. Carlos I, traduziu para português grande parte da obra de Shakespeare. Dado que o seu reinado coincide com uma época de relativa acalmia a nível político, pôde dedicar-se a obras que em muito contribuiram para o progresso de Portugal, como o início das obras dos portos de Leixões e Lisboa, o alargamento de estradas e caminhos-de-ferro, a abolição da pena de morte para crimes civis, a abolição da escravatura em todas as colónias de Portugal, assim como a publicação do primeiro Código Civil. Ficou-lhe o cognome de "O Popular"!Laurus nobilishttps://www.blogger.com/profile/10959294923065706543noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-35932824.post-78589728875226074022007-01-05T00:25:00.000-12:002007-01-05T00:25:00.000-12:00Um período assaz díficil esse da última viagem no ...Um período assaz díficil esse da última viagem no comando da BARTOLOMEU DIAS. Deixar a irmã preferida (o Sol da família) na Bélgica e perder de seguid três dos augustos irmãos... "Ai meu pobre Pedro", terá dito o Cte da BARTOLOMEU DIAS ao ser informado de que era Rei...escorpiaotinhosohttps://www.blogger.com/profile/05129706329153545214noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-35932824.post-9107037883780916652007-01-04T08:14:00.000-12:002007-01-04T08:14:00.000-12:00é interessante este livro... conta a vida de um Ho...é interessante este livro... conta a vida de um Homem que trocou o Mar pelo seu País! e conta uma época importante da História de Portugal e da ligação de Portugal ao mar, como aliás outros livros dele!<br /><br />um dos meus preferidos é o "do Minho ao Algarve" que também defende uma causa: "a Causa Portugal"!!garina do marhttps://www.blogger.com/profile/08704076881252329394noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-35932824.post-58284944216358718902007-01-04T08:11:00.000-12:002007-01-04T08:11:00.000-12:00Este comentário foi removido pelo autor.garina do marhttps://www.blogger.com/profile/08704076881252329394noreply@blogger.com