sábado, novembro 18, 2006

BLOG DE PEDRO QUARTIN GRAÇA


BLOG DE PEDRO QUARTIN GRAÇA

Na semana passada, o deputado Pedro Quartin Graça, membro do Partido da Terra eleito pelo PSD, apresentou um requerimento em que solicita esclarecimentos do Ministério do Ambiente e da Câmara de Vila Franca de Xira sobre eventuais projectos de utilização turística dos mouchões. O parlamentar pede "informação integral sobre se existe, ou se se encontra em fase de negociação, algum projecto de utilização turística referente aos mouchões do Tejo" e recorda que a Câmara de Vila Franca "tem defendido insistentemente que os mouchões estão em risco de desaparecimento dada a degradação do sistema de diques.

Numa visita aos mouchões organizada, em Abril, pela Câmara de Vila Franca de Xira, os proprietários dos mouchões de Alhandra, do Lombo do Tejo e da Póvoa afirmaram a sua vontade de desenvolver projectos de cariz turístico. A autarquia admitiu essa opção, mas defendeu que o futuro daquelas ilhas deverá passar por projectos turísticos de qualidade e de muito baixa densidade de ocupação, vocacionados para a observação da natureza.

No Lombo do Tejo, o empresário António Varela já investiu centenas de milhares de euros nos últimos seis anos num grande projecto de requalificação, recuperando e modernizando as construções, criando espaços ajardinados e investindo na criação de caminhos e na reparação dos diques.

"Este espaço pode continuar a ser uma área de uso agrícola e pode ter uma utilização que torne esta vivência mais rentável", referiu António Varela, frisando que "é difícil manter este equilíbrio se não existir um suporte financeiro adequado" e que a ilha "tem um enorme valor económico e turístico".

No vizinho Mouchão da Póvoa chegou a ser desenvolvido um estudo para a instalação de 3000 fogos em palafitas, mas não foi aceite pelas administrações local e central.

"Por princípio, não concordamos com construções e ocupações do espaço que contribuam para criar uma carga permanente nesses mouchões. Temos que ter grande prudência", responde o ministro do Ambiente, frisando que está de acordo com actividades de observação de aves e de passeio nos mouchões, mas que não concorda com qualquer empreendimento do tipo aldeamento turístico.
FALE COMIGO! LINHA DIRECTA PARA O DEPUTADO PEDRO QUARTIN GRAÇA: Telemóvel: 96 96 400 21

Sem comentários: