quinta-feira, novembro 30, 2006

Central ou periférico?

PORTUGAL É PERIFÉRICO NA EUROPA.. POIS É!




















MAS PORTUGAL È CENTRAL NO ATLÂNTICO.. AH POIS!
















OBRIGADO , VASCO MANTAS!

3 comentários:

Anónimo disse...

O Professor Adriano Moreira, há muito que defende esta teoria ou seja, que Portugal não é um país periférico, ao contrário do que para aí se vai dizendo.

tmgamito disse...

É.. uma teoria que foi muito bem aproveitada no relatório da Comissão Estratégica para os Oceanos e esquecida naquilo a que chamaram "estratégia nacional para o mar".

E cito um dos raciocínios que serviram de base à identificação de uma visão e de uma missão para Portugal:

"o reconhecimento da nossa maritimidade oferece múltiplos benefícios à afirmação da imagem de um país moderno. Desde logo, porque esse reconhecimento implica um poderoso reposicionamento estratégico e psicológico que não deixará de causar impacto. Significa que em vez de permanecermos obcecados com a distância geográfica que nos separa do centro da Europa e com a nossa
inerente perifericidade, procuraremos beneficiar do facto de Portugal ser um país-fronteira
da União Europeia e, assim, tirar partido da menor distância que nos liga aos continentes americano e africano."

Ora na tal "estratégia", não se pode deixar de reparar no significado redutor do nome que lhe deram. Enquanto que a Estratégia de Desenvolvimento Sustentável fala na importância dos Oceanos, tal como a Estratégia de Lisboa, esta fala em Mar! Quando aprendi geografia os mares eram assim umas coisas mais pequenas, mais confinadas. É isso que faz esta "estratégia", confina Portugal ao "seu" mar. Vê pequenino. Quando uma estratégia tem que ver em grande, ver mais longe, alargar os horizontes!!! E é isso que Portugal tem que fazer, e que provavelmente quer fazer mas que estas visões pequeninas não deixam.

VM disse...

Tenho apenas pena que essa mensagem não tenha ainda passado para a maioria dos portugueses. É preciso mostrar as vantagens do Atlântico e até do Brasil como espaços para uma potencial afirmação de Portugal no mundo.