quinta-feira, novembro 23, 2006

Portugal precisa de Portugueses Patriotas

«Alegre apresenta biografia de D. Duarte "sem complexos"»

Lisboa, 22 Nov (Lusa) - O poeta e deputado socialista Manuel Alegre apresentou hoje, "sem complexos", uma biografia de D. Duarte, pretendente ao trono, por haver valores que partilham e que "estão acima da monarquia ou da república ", como patriotismo. "Há ideias expressas por D. Duarte com as quais concordo. Portugal precisa de portugueses patriotas", afirmou Manuel Alegre, republicano, momentos ante s de apresentar o livro "D. Duarte a Democracia - uma biografia portuguesa", no Cine-Teatro Gymnasio, no Chiado, em Lisboa.

Para Manuel Alegre, a defesa dos "valores da identidade portuguesa num mundo global", as "liberdades nacionais, a justiça social são preocupações que devem unir os portugueses, quer sejam monárquicos ou republicanos".

O ex-candidato presidencial, que teve um avô monárquico e outro que foi chefe da Carbonária e fundador da República, defendeu a importância dos valores como forma "de afirmar Portugal" na União Europeia e no mundo.

Na Europa, Portugal deve lutar "sem arrogância nem subserviência", contra "o défice democrático e social, por uma maior responsabilização dos parlamentos nacionais" e fez a defesa do Estado para "diminuir assimetrias e desigualdades".

D. Duarte Pio defendeu também os valores da identidade e "uma nação solidária" com os países africanos e Timor-Leste. O pretendente ao trono questionou ainda se valerá a pena, no quadro da União Europeia, uma "dissolução" de valores "em troca de magros benefícios económicos".

No livro, da autoria de Mendo Castro Henriques, professor da Universidade Católica, o autor revela que D. Duarte enviou uma mensagem de apoio ao Movimento das Forças Armadas e logo no dia 25 de Abril de 1974, dia em que foi derruba da a ditadura. A sessão de apresentação do livro terminou, numa sala cheia, com dois convidados a cantar fado. NS. »

Fonte: Agência LUSA

Sem comentários: