quarta-feira, dezembro 06, 2006

"MONARQUIA sai mais barata que a República",



"MONARQUIA sai mais barata que a República",noticia o jornal espanhol "El Economista"

O jornal espanhol El Economista fez as contas e chegou a uma conclusão:a Monarquia sai mais barata que a República.Uma ideia feita há muito-a de que monarquia,mesmo nos dias de hoje,se confundiria com fausto-cai,assim,por terra.No caso de Espanha,ela sai,aliás,"substancialmente mais barata", a avaliar pelos números que o diário avançou na sua edição de ontem,a pretexto da passagem de mais um aniversário da Constituição do país.

De acordo com os valores recolhidos pelo jornal,que apresenta um estudo comparativo,baseado em números redondos,a Monarquia espanhola exige incomparàvelmente menos dos contribuintes que a Presidência da República francesa ou,num outro plano,a Coroa britânica.

Traduzido em números,algo como isto:o custo oficial da Coroa espanhola,refere o diário,situa-se em 8,28 milhões de euros,montante inscrito no Orçamento do Estado para 2007 como apoio à Família e Casas reais.No global-e da-do que este valor"não inclui os custos de manutenção dos seus edifícios e do iate do Rei Juan Carlos,do parque automóvel da Casa Real ou dos 130 funcionários ao seu serviço"-,esse número deverá elevar-se a 25 milhões de euros/ano.Um valor,mesmo assim,muito abaixo dos 56,3 milhões de euros anualmente concedidos à Coroa britânica e muito próximo dos 23,4 milhões atribuídos ao Principado do Mónaco.

Quando se olha para França,pelo contrário,os números disparam em matéria de cusos relacionados com a Presidência da República:"Aqueles que conseguiram decifrar a complexa contabilidade do Eliseu",escreve o jornal espanhol,"calculam que o seu custo se situe nos 90 milhões de euros/ano.

Da jornalista Maria João Pinto do jornal DN de 06-12-2006

6 comentários:

Anónimo disse...

Precisamos de ver esse jornal

Anónimo disse...

É preciso mostrar ao povo, o que são contas bem feitas e ver se o governo tem coragem de fazer referendos que realmente mudem para uma atitude positiva o nosso país que já foi grande...

Paulo Selão disse...

No entanto há, no país vizinho, quem demagógicamente afirme o contrário. Agora gostaria de saber o que irão dizer. E já agora se acham que a sua Chefia de Estado sai cara comparem-na com a portuguesa. A Presidência da República custa-nos a módica quantia de cerca de 14 milhões de euros já sem falar nos gastos eleitorais que sobem exorbitantemente de sufrágio em sufrágio - baratinho portanto!

Paulo Selão disse...

90 milhões de euros (!!!)... e os 56,3 milhões que custa a Coroa britânica é que são um dispêndio intolerável. "Aqueles que conseguiram decifrar a complexa contabilidade do Eliseu"... E pelos vistos, as contas do Eliseu para além dos números astronómicos que apresentam são de uma transpârência cristalina.

Anónimo disse...

Coroa de espanha custa -18 vezes que presidente de Portugal. Deviam ter link para esse artigo

Rui Franco disse...

Agora, só resta explicar que a França é um país consideravelmente maior do que a Espanha (em termos de população e importância) e que, ao contrário do que acontece com o rei espanhol, o presidente francês tem, de facto, algum poder. Isso deve implicar despesas, não?