terça-feira, janeiro 30, 2007

Maior acervo científico do país já está na Internet


"A Universidade do Porto disponibilizou, ontem, em suporte digital, aquele que será o maior acervo científico português online. No sítio http://www.fc.up.pt/fa/ encontram-se digitalizadas cerca de 70 mil páginas de 143 monografias e 150 publicações periódicas científicas relativas ao período compreendido entre 1500 e 1945. São quase 500 anos de Ciência que agora ficam à distância de um computador.

O portal da Internet do Fundo Bibliográfico Antigo da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP), coordenado por Teresa Andresen - coadjuvada pela avaliação crítica da importância do espólio de Henrique Leitão, professor do Centro de História das Ciências da Universidade de Lisboa - não está, como a própria referiu, ontem, na apresentação, que decorreu no salão nobre da Reitoria, concluído. "Representa, apenas, uma parte do espólio científico da FCUP, ao qual pretendemos dar continuidade, desde que haja mecenas que nos ajudem", salvaguardou. A Caixa Geral de Depósitos patrocinou a primeira etapa."

Ler notícia completa (Jornal de Notícias)

3 comentários:

mch disse...

Excelente trabalho da equipa comandada pela engª teresa Andresen. Cá está: parceria publico privada.
A BNL também digitalizou coisas ? Alguém sabe quais ?

LMG disse...

Aqui fica a ligação para a Biblioteca Nacional Digital:

http://bnd.bn.pt/

É grande o número e diversidade de obras digitalizadas e o grafismo é muito apelativo, o que torna a navegação bastante agradável.

Por feliz coincidência, actualmente, os documentos digitalizados mais recentes são na sua maioria gravuras alusivas a Reis e Rainhas de Portugal.

LL disse...

Por acaso também hoje tomei conhecimento que Universidade Complutense abriu o acesso às suas revistas científicas já digitalizadas.
Aqui fica o link:

http://www.ucm.es/BUCM/revistasBUC/portal/