sábado, fevereiro 24, 2007

Cinco milhões podem tornar-se portugueses


Cinco milhões de netos de emigrantes podem tornar-se portugueses

Um dos conselheiros das comunidades portuguesas no Brasil estimou ... que perto de cinco milhões de netos de emigrantes portugueses residentes naquele país podem vir adquirir a nacionalidade portuguesa no âmbito da nova lei.

A Lei da Nacionalidade aprovada quinta-feira no Parlamento vai permitir que os netos de portugueses nascidos no estrangeiro possam adquirir a nacionalidade portuguesa, um privilégio que se destina essencialmente aos descendentes de emigrantes que vivem no Brasil e em outros países da América Latina, onde a emigração é mais antiga.

António de Almeida e Silva, ex-presidente do Conselho Permanente daquele órgão de consulta do Governo, disse à Agência Lusa que podem beneficiar da nova lei perto de cinco milhões de netos de emigrantes. Vivem no Brasil cerca de 800 mil portugueses, o que significa que "a quantidade de netos é imensa", congratulando-se com a aprovação da medida que permite dar a nacionalidade portuguesa à terceira geração.

A medida também foi aplaudida junto dos cerca de 400 mil portugueses que vivem na Venezuela, pois vai "favorecer os emigrantes, em particular as novas gerações", disse à Agência Lusa o presidente do Centro Português de Caracas, André Pita. Para José Luís Ferreira, presidente da Câmara de Comércio e Turismo Luso-Venezuelana, a nova lei "é importante para a comunidade e uma forma de aproximar os luso-descendentes da terceira geração a Portugal e fazê-los sentir portugueses".

Os cerca de 12 mil emigrantes que vivem na Argentina também acolheram com agrado a nova lei, já que, segundo António Antunes Canas, conselheiro das comunidades naquele país, vai permitir que o número de portugueses aumente, embora não consiga precisar o número. A anterior lei apenas permitia aos filhos dos emigrantes o direito à nacionalidade.

2 comentários:

Anónimo disse...

Se todas as comunidades Portuguesas que estão no estrangeiro exigirem as mesmas medidas que foram ou serão atribuidas no Brasil e depois se resolverem vir morar para o "seu País natal" é que vai ser o bonito!

Faz-me lembrar os filhos dos Portugueses que nascem no estrangeiro e que depois adquirem nacionalidade dupla e que por um azar qualquer que tiverem naquele país, são repatriados, quando chegam a Portugal nem uma palavra de Português sabem dizer, é uma vergonha se esta lei for aprovada, já não chega a invasão de Brasileiros que temos cá, e ainda querem cá meter mais!

Anónimo disse...

Ja, mein Freund, 1 Kommentar, warum soviel Angst vor den Welt-Portugiesen. Wer will schon in einem Land leben, der seine National-Portugiesen zwingt in die Fremde zu gehen. Seien sie froh, daß die Brasilianer den nationalen Alltag in den letzten Jahren aufgemischt haben.

E agora, ainda nao? Perdao, mas o teclado do meu computador nao conhece o til, 1 Kommentar. Vergonha!

Aber, dafür trage ich dazu bei, daß die Weltbürger in dem Land, wo ich jetzt lebe, den TIL kennen.

É isso o que falta aos luso-descendentes, o conhecimento e a educacao da Língua. Mas, isso nao acontece com um país dos CPLP. Para quem vive no estrangeiro, nao sao os nacionais que contribuem em primeiro lugar para a Língua, mas sim, os povos que a falam.

Oh, sorry, but my notebook does not know the TIL, 1 Kommentar. Shame on me!

Viva o TIL!!!

NordicLuso, Ruhr Valley