quinta-feira, fevereiro 08, 2007
OTA perturba TGV (RAVE) e vice-versa
Mapa do Ministério de Fomento espanhol
Desde a Cimeira de Valência, em 2002, que Portugal tenta alterar o traçado do TGV mesmo em Espanha
Os espanhóis não levaram as propostas portuguesas a sério porque as consideraram como riscos sobre mapas e que os traçados percorriam uma região de relevo muito difícil
Enquanto a Espanha apresentava projectos de engenharia que demonstravam que a ligação por Badojoz é muito mais barata os portugueses não tinham estudos nem projectos de engenharia
Em 2003 que Carmona Rodrigues percebeu o erro colossal e chegou a acordo com Espanha e ficaram definidas 4 ligações que são as mesma da Rodovia
Em Novembro de 2006 o ministro Mário Lino tentou adiar para as "calendas" as ligações a Espanha.O aeroporto da OTA tem que estar pronto antes da ligação a Madrid.
MAs, notícia de hoje, " La parte española ratifica la fecha de 2010 para la realización de la línea en territorio español (Madrid-Badajoz).
b) Resto conexiones ferroviarias
En cuanto al resto de conexiones, Oporto-Vigo, Aveiro-Salamanca, Faro-Huelva y Sines-Elvas-Badajoz-Madrid, el Ministro portugués indica que no están en condiciones de fijar una fecha y van a continuar con los estudios de mercado, económicos-financieros y técnicos.
España, por su parte, mantiene las fechas ya acordadas, es decir, el tramo Vigo-frontera, en 2009. Los tramos Salamanca-frontera en 2015, el Huelva-frontera en 2018 y el Sines-Elvas-Badajoz-Madrid se analizarán en el subgrupo de trabajo conjunto ya existente dentro del grupo ferroviario.
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