segunda-feira, fevereiro 05, 2007

OTÁRIOS NÃO - É urgente um referendo sobre a OTA

«O PRIMEIRO ERRO DA OTA», pelo Prof. Frederico Brotas

«Depois de analisar o relatório do NAER chego a conclusão que loucura a é total!!!!
O solo é composto actualmente por 20 metros de lodo sob os quais se espera um assentamento total de 5 m!!!!!!! para uma compactação a 90%.
Num volume de dezenas de milhões de metros cúbicos opta-se por uma solução de compactação com poços de britas de diâmetro 75cm e comprimento de 20 metros numa malha de 2x2m2 ?????.
Custo estimado da compactação....centenas de milhões de contos???. Efectividade técnica da solução. Mais do que duvidosa.
Penso que a solução não funcionará, pois como é previsível, o lodo, sob o nível freático, colmatará rapidamente a brita. E de todas formas uma densidade tão grande de drenos, constitui uma substituição completa do lodo por brita.
Começam com esta solução e as obras param a meio.

A partir de aqui e para leigos como eu: O primeiro problema da OTA é como o túnel do Terreiro do Paço mas em grande, em muito grande, mesmo BIG. O volume das terras a remover para fazer a pista e placas é equivalente a um paralelipípedo com a superficie de um campo de futebol mas com 13,5km (treze quilómetro e meio) de altura!!! IMPACTO AMBIENTAL DESASTROSO
2 -Mesmo se fosse construída a pista, como a OTA é uma concavidade as águas escorreriam para o aeroporto sem a possibilidade de serem drenadas porque, como refere o Prof. Frederico Brotas, o lodo vai colmatar a brita". Entao prepapem hidroaviões porque só eles aterrariam na OTA
3- Mesmo que a pista fosse construída, iria fazer perder uma hora aos viajantes europeus que escolhem Lisboa por turismo, negócio ou interface. E os custos astronómicos não estão verdadeiramente calculados.
4- Mesmo que funcionasse com mais valia o aeroporto, o resultado seria a falência da TAP, como sucedeu noutros caso em que as companhias low cost invadiram com taxas baixas e levaram a falència as transportadoras clássicas!
5- Mesmo que a TAP se aguentasse, o IDE desviado para o betão e seus serviços ficaria perdido para outros investimentos remuneradores e com muito mais urgência e igualmente criadores de postos de trabalho.
7- Então para que serve a OTA ? É apenas uma réplica do PNPOT errado, do país em que fecham as maternidades, em que encerram as escolas do interior, em que trancam as aldeias, inviabilizam a agricultura de qualidade, poem a monocultuta do eucalitpto e atiram para o litoral a população que sobejar depois do IVG.

8- Basta! Referendo sobre a OTA.

15 comentários:

Anónimo disse...

Destaca-se o disposto no Artigo 115.º da Constituição e no Artigo 17.º da Lei do Referendo:

1 - A iniciativa popular assume a forma escrita e é dirigida à Assembleia da República, contendo, em relação a todos os signatários, os seguintes elementos:

a) Nome completo;
b) Número do bilhete de identidade.


QUE TAL ENVIAREM JÁ UM EMAIL PARA RECOLHA???

Anónimo disse...

Além disso, tudo indica para a existência de PETRÓLEO na zona...

Anónimo disse...

Entre petróleo e aeroporto então que venha o aeroporto!

Anónimo disse...

Esclareça-me, que não percebi...
... quero dizer, até percebi um pouco... os espanhóis e os franceses estão a procurar petróleo no Algarve e, se encontrarem, ficará muito pouco para nós... Mas sjá viu, se houver petróleo na OTA é a SALVAÇÃO DE PORTUGAL!!!!!

Raquel Sabino Pereira disse...

BEM VINDO, 42763! Já está como Administrador!

Anónimo disse...

E quer ver aquilo tudo cheio de torres a deitarem fumo e a despejar petróleo para o rio Tejo? Só se me querem transformar em cegonha negra que dizem por aí que é espécie em vias de extinção.
A mim já me basta ter que andar a desviar das torres das eólicas, mas pelo menos essas são branquinhas e produzem energia limpa. Agora petróleo? Pff!

Anónimo disse...

Tem toda a razão e mais alguma, Menina Garina! Aliás... Menina Cegonha!! Não pensei nisso. Nem Petróleo, nem Aeroporto!... Deixem as cegonhas em paz, se não não voam para Paris e aí é que damos cabo da natalidade de vez!!!

Referendo JÁ !...

mch disse...

Bravo 42763 bemvindo ao CAUSAS. Agora podemos contar com um organizador nato, capaz de actuar em mar e terra, o que no caso da referendo OTA , é indispensável porque o que mais lá existe são pântanos e paúis... nos terrenos e nos promotores..!

Raquel Sabino Pereira disse...

Teste

pereira de oliveira disse...

A maruja ressuscitou o meu ABRACADABRA e eis-me de volta!!

Anónimo disse...

o que ee isso de um organizador nato?

mch disse...

o que é nato do 42763?: é duas coisas; fez uma comissão em Bruxelas e tem jeito inato para organizador

LL disse...

Bem vindo 42763. Seria bom que o seu profile estivesse disponível para uma possível apreciação de quem não o conhece, de qualquer modo, como é reconhecido por outros meus semelhantes ocorre-me: "quem amigo dos meus amigos é, meu amigo poderá ser..."
Bem haja nesta lufa pela nossas causas comuns.

Raquel Sabino Pereira disse...

Caro Co-Bloguista LL!!
O LL está como administrador e, como tal, se for aos Settings e ver as Permissions verá quem é pelo email do nosso novo co-bloguista!!!

LL disse...

Obrigado Sailor Girl.