domingo, fevereiro 11, 2007

Vote Afonso Henriques



Salazar ou Cunhal ? Não temos que estar submetidos à ditadura da maioria no concurso Grandes Portugueses. Ainda se vai a tempo de votar no que foi o primeiro cronologicamente e sem os quais os outros não seriam possíveis.

Como ilustração aqui fica o convite para se deliciarem com Pedro Massano e a sua trilogia CONQUISTA DE LISBOA onde foi muito além da ilustração da Crónica da tomada da cidade que o padre normando e cruzado R[aul] mandou a Osb[erno] de Baldr[eseia] (Bawssey). Pedro Massano criou um fresco com as grandes personagens europeias e portuguesas que “inventaram” Lisboa. Desde S. Bernardo de Claraval que com a pregação da 2ª cruzada, em 1146 na basílica de Vézelay, envia um exército para defesa dos territórios francos na Palestina atacados pelos turcos seljúcidas, uma parte das forças de cruzados, que do Nordeste da Europa se dirigiam por mar para o Médio Oriente, forma ajudar o seu primo distante de Portugal, D. Afonso Henriques, a combater os infiéis. Cruzados Normandos, os bastardos D. Pedro e D. Fuas Roupinho, os bispos Pedro e João e os Templários, Mouros e Judeus que confluíram para o cerco de 4 meses com 5.000 portugueses e 12.000 cruzados até ao dia 25 de Outubro de 1147.

Segundo uma investigadora dos Paineis de S. Vicente, os dois "gémeos" dos Painéis são São Crispim e São Crispiniano ( do 25 de Outubro) que têm uma capela lá para os lados da Graça.

18 comentários:

garina do mar disse...

a capa é giríssima! onde é que se arranjam estes livros?

mch disse...

A Bertrand vendia ao desbarato há um mês este volume

Anónimo disse...

as pessoas votam genuinamente em Salazar porque ele fez a prova de Abraão e conduzia o Estadpo Português como um Estado independente e não como um protectorado como se faz há trinta anos comas consequências que se conhecem...Alváro Cunhal também fez a prova de Abraão e seria com lee Portugal um estado vassalo nem protectorado seria...mas ambos fizeram a aprova de Abraaão...entretanto o pessoal sempre que pode faz a sua própria sondagem e não a encomendada pelos patrôes dos jornais...é que sabem a Nação é mesmo independente

Anónimo disse...

para o tal programa de televisão não se esqueçam que quando esta civilização acabar e um dia terminará, Portugal estará a ser falado nas escolas aos meninos porque fez a descoberta das estradas do mar..e saberão da nossa civilização que:
os romanos inventaram as estradas da terra
os portugueses as do mar, os americanos as do ar, os russos as do espaço exterior e os escoceses as do tempo(telecomunicações).
e só por isso daqui muitos milhares de anos não nos apagarão da história...por isso...Infante, e a bandeira "atlãnticoazul-portugueses somos do ocidente" da Sailor Girl" como hoje diria Camões andasse ele nos blogs

Anónimo disse...

Caríssimo S.O.S., terá V. Exa razão quanto ao Infante e às estradas do mar.
Mas lembrem-se Portugueses! que se não fosse eu a conquistar para vós este belo país, ao qual dei o nome Portugal, o jovem Infante e as estradas do mar seriam moiros ou castelhanos, ou muito provavelmente não teriam existido.
Votem em mim! Por Portugal!

Anónimo disse...

desculpem, mas não posso deixar de votar no Salazar, nem que seja para implicar com toda esta democracia completamente cinzenta

Anónimo disse...

Ainda bem que há o embaraço da escolha! Parecemos meninos à frente de uma caixa de chocolates sem saber por onde começar... Grande país... Nestas situações o lógico é usar o coração

garina do mar disse...

eu sempre por onde começar... só gosto de chocolate preto sem recheio!!

garina do mar disse...

quando se trata de chocolates claro!! e aqui também... mas ainda não decidi se vou votar ou não, é muito caro ;)

Anónimo disse...

Ó menina garina: E também sabe por onde há-de terminar..?? Quanto a chocolates, claro?

garina do mar disse...

quanto a chocolates? normalmente sei... e não é no fim da caixa!!!

Raquel Sabino Pereira disse...

VOTA SANTO ANTÓNIO!...

Anónimo disse...

Não é possível! o Santo António não ficou nos 10 primeiros

Anónimo disse...

Parlate voi di sant'Antonio di Padova?

Raquel Sabino Pereira disse...

No! Della Sicilia, Palermo!

Anónimo disse...

Ma questa competizione non è solo di Portoghese?
La chiesa di Sant'Antonio da Padova di Palermo è molto bella. La conosci voi?

mch disse...

Não se percebe patavina do que diz o padovense. mas recentemente trouxe de Milão a mais recente biografia feita por Lush Gjergji... (raio de nome de sopa de letras)intitulada Sant' Antonio, il santo del mondo, da editrice velar, 2006, que faz o elogio do "santo di tutti e per tutti", pois dos namorados aos pregadores todos precisam dele e que dá todoo relevo possível a Fernando Bulhões, A lisbo Coimbral Olivais e todo o percurso português do homem.

Anónimo disse...

Tem V. Exa. toda a razão. Não se compreende esta moda, espero que de curta duração, de escrever em estrangeiro nestes diários em rede. Com uma Língua tão bela como a nossa é uma pena estar a recorrer a outras.
Atenciosamente,