sexta-feira, março 23, 2007

D. Afonso Henriques, o Vencedor!!!


Sondagem aponta D. Afonso Henriques como o melhor

Marktest antecipa-se aos resultados do concurso da RTP


O rei D. Afonso Henriques foi considerado pelos portugueses com 18 ou mais anos o «melhor português de sempre» entre os finalistas do programa da RTP1 «Os Grandes Portugueses», segundo um estudo da Marktest, informa a agência Lusa.

O estudo surge dois dias antes da final da votação. Mais de um quinto (22,7 por cento) dos participantes do estudo da Marktest, realizado através de entrevista telefónica, elegeu o fundador da nação como «o melhor português de sempre». O primeiro rei de Portugal obteve a maior quantidade de votos entre os entrevistados com idades entre os 18 e os 24 anos e residentes no Grande Porto.

Os restantes lugares do pódio foram atribuídos a dois poetas: Camões (segunda posição) e Fernando Pessoa (terceira posição). O autor da obra «Os Lusíadas» reuniu 17,2 por cento das preferências, enquanto que o poeta da «Mensagem» conquistou 11,3 por cento das respostas. Camões registou os melhores valores entre a população com idades entre os 35 e os 54 anos, tendo Pessoa mais «seguidores» entre os entrevistados na faixa etária dos 18 aos 24 anos.

António Oliveira Salazar, que tem sido dado como provável vencedor do concurso da RTP, surge na quarta posição com uma quota de 11 por cento. Foram os entrevistados mais velhos (65 e mais anos) que mais escolheram Oliveira Salazar, representando 20,2 por cento dos votos obtidos por esta personalidade.

Ainda neste estudo, a quinta posição foi conquistada por outro político, Marquês de Pombal, o eleito por 10 por cento do painel. Em sexto lugar surge o diplomata Aristides de Sousa Mendes, com 8 por cento das repostas, seguido por Vasco da Gama, que conseguiu a sétima posição com 7,5 por cento dos votos. Álvaro Cunhal reuniu 5,2 por cento dos votos, ocupando a oitava posição.

As últimas posições apontadas pelos entrevistados para o estudo da Marktest foram atribuídas ao Infante D. Henrique (com uma quota de 4,3 por cento) e ao monarca D. João II (2,7 por cento das respostas).

A sondagem da Marktest foi realizada entre os dia 19 e 21 de Março, com uma amostra de 807 entrevistas telefónicas a indivíduos com 18 ou mais anos residentes em Portugal Continental. Dos 807 entrevistados, 697 escolheram uma das 10 figuras públicas sugeridas pelo questionário da empresa de audimetria, enquanto que 41 pessoas consideraram que nenhuma destas personagens era o melhor português de sempre e 69 não souberam responder a esta questão.

Sem comentários: