sábado, março 17, 2007

SOBRE O DEBATE OTA NA SIC

Por António Brotas
O debate transmitido ontem pela SIC, em que o ministro Mário Lino debateu o
aeroporto da Ota com o comandante Azevedo Soares, Vice-Presidente do PSD,
com o Presidente do Sindicato dos Pilotos, sr. Tiago Matos, e com um
engenheiro cujo nome não consegui ver, mas que se revelou muito experiente
em matéria de obras de terraplanagem, leva-me, dada a sua oportunidade, a
retransmitir (neste momento para cerca de 700 destinatários) este trabalho
recebido ontem, assinado pelo engenheiro Luis Leite Pinto , que não conheço,
mas que creio ser filho do Professor Francisco Leite Pinto, meu antigo
professor da cadeira de Caminhos de Ferro no Técnico.

Interrogado muito directamente ontem à noite sobre se conhecia alguma outra
localização melhor do que a Ota para a construção do novo aeroporto melhor
do que a Ota, o ministro afirmou: "*É o melhor sítio que nós temos. Não
conheço mais nenhum*.".

Ora, neste trabalho, o engenheiro Leite Pinto indica duas propostas
alternativas, uma perto do Poceirão e outra na Faia, que considera melhores.
Tem o ministro Mario Lino conhecimento destas propostas? Pode dizer se foram
estudadas ? Não reconhece que, pelo menos à primeira vista, parecem ser *sob
todos os aspectos * incomparavelmente preferiveis à Ota? Ou vê nelas alguma
contra-indicação?

No debate de ontem, em que só assisti à segunda parte, o ministro Mário Lino
transmitiu informações francamente erradas, o que só prova haver uma grande
descoordenação entre os seus assessores (.....)
A empresa "Parsons" entregou recentemente um estudo que lhe foi encomendado,
com um processo algo controverso para compactar estes terrenos, complexo,
moroso e caro (em que é prevista a utilização de 235 mil estacas de brita
com 90 cm de diâmetro) que talvez não seja o melhor e sobre o
qual convirá ouvir a opinião dos nossos especialistas.

Uma coisa, no entanto, é certa: a empresa "Parsons" é, neste momento, a
empresa mais bem informada sobre as dificuldades da construção de um
aeroporto na Ota.

Sugiro, assim, ao Ministério que consulte a "Parson" para dar a sua
opinião sobre se, em face das dificuldades que conhece e tendo em conta
unicamente os problemas da construção, aconselha a construção do NAL (Novo
Aeroporto de Lisboa) na Ota de preferência a construi-lo num outro lugar da
margem esquerda do Tejo.

A mesma pergunta pode ser feita aos ADP (Aeropots de Paris) que ganharam o
concurso para assessoriar a NAER.

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