sexta-feira, junho 08, 2007

DIA MUNDIAL DOS OCEANOS




A assinalar a comemoração do Dia Mundial dos Oceanos - 8 de Junho de 2007 - aqui ficam imagens do Tejo: a vela principal do bote-de-fragata BAÍA DO SEIXAL a fazer-nos sonhar com esse Tejo imenso que nos levou até ao infinito,





a bandeira G do código internacional de sinais, como que a requerer piloto para novos mares portugueses, duas unidades da Armada Portuguesa a navegar frente a Almada



e embarcações de vela junto ao Cais do Sodré, coração tradicional da antiga Lisboa Marítima, com o novo edifício sede da Agência Europeia de Segurança Marítima em construção.



Os Oceanos são uma mais valia integrante do Planeta cuja vertente de Mar Português anda esquecida da maioria dos nossos concidadãos.
E é pena que assim seja, pois Portugal é um País Atlântico e Marítimo por vocação natural e por circunstâncias geopolíticas. No passado fomos capazes de transformar essas limitações em vantagens que fizeram de Portugal a maior potência marítima mundial durante os séculos XV e XVI.
Passados 500 anos, o Mar tem ainda muito a proporcionar a Portugal em termos de economia, industria, política e cultura.
Um verdadeiro oceano de oportunidades a pedir mais interesse e visão estratégica para além de Comissões politicamente correctas mas estáticas.
Precisamos de navios, armadores, unidades navais, estudos oceanográficos, cultura marítima... Temas para uma reflexão no Dia Mundial dos Oceanos.

Luís Miguel Correia

Text and images copyright L.M.Correia.

6 comentários:

Goretti disse...

Por favor, visitem, comentem e divulguem: http://tribunalinfernaleducativo.blogspot.com
A equipa da iniciativa agradece.

Klatuu o embuçado disse...

Tudo uma questão de baixa geografia política: «Europa! Europa!» - gritam os republicanos que regulam as horas... E o sentido da Europa está no ponto cardeal oposto do Atlântico... África Lusófona? Brasil?? Apenas palmadinhas - políticas? - nas costas, de quando em vez!

Não haverá política diferente enquanto se mantiver o actual regime... mas os monárquicos que fazem?

Discutem dinastias e segredos de alcova!!... e vão a banhos!

Viva El Rey!

Klatuu o embuçado disse...

P. S. Senhor «anónimo»... espada ou pistola?

Anónimo disse...

A propaganda liberal em algumas questões é muito parecida com a propaganda republicana... enquanto que um perdeu uma guerra com um exército português, o outro desembarcou algures perto do Mindelo com um exército de mercenários... penso que está tudo dito!

Anónimo disse...

Já agora caro Klatuu o embuçado, exija a espada, porque esta gente nem esgrima sabe...

Klatuu o embuçado disse...

Não duvide, meu caro, que uma luva de esgrima ofertada a D. Afonso é mais que um símbolo ou a mera actualização dos históricos 40 Conjurados... é um juramento de fidelidade, honra e sacrifício!

Viva El Rey!
Viva Portugal!!