terça-feira, setembro 11, 2007

PÚBLICO: Portugal pode reproduzir o lince-ibérico em cativeiro a partir de 2009



31.08.2007 - 18h59 Helena Geraldes

O primeiro centro de reprodução de Lince-ibérico (Lynx pardinus) em Portugal deverá abrir as portas no início de 2009, em Silves. A ministra espanhola do Ambiente, Cristina Narbona, e o ministro português Francisco Nunes Correia, assinaram hoje em Lisboa um acordo de cooperação, no âmbito do qual Espanha se compromete politicamente a ceder animais a Portugal.

Hoje vivem nos três centros existentes – todos em Espanha –37 linces, membros de uma espécie que, em todo o mundo, não tem mais de 150 indivíduos. Em Portugal, está “virtualmente extinta”.

O centro, a construir na Herdade das Santinhas, pode receber 16 animais. A equipa responsável pelo centro terá cerca de nove pessoas, incluindo veterinários e tratadores. Nunes Correia disse que o centro será aberto ao público.

Rodrigo Cunha Serra, coordenador do projecto, salientou que o centro vai receber linces com idades entre os seis meses e os dois anos. Os animais que serão enviados para Portugal são aqueles que nasceram em cativeiro, que foram capturados no campo enquanto juvenis ou que estão em centros de recuperação, depois de terem sido encontrados feridos. “Mas estaremos sempre dependentes da disponibilidade de linces em Espanha”, contou.

O centro, orçado em perto de quatro milhões de euros, é uma medida de compensação pela construção da barragem de Odelouca e será financiado pela empresa Águas do Algarve. Os custos estão integrados nos custos de construção da barragem. Nunes Correia salientou que “não teríamos condições para reintroduzir o lince se esta barragem não fosse feita”.

O Governo quer também recuperar os habitats para poder reintroduzir o lince em quatro sítios Rede Natura, como a serra da Malcata. Nunes Correia salientou que Portugal não quer um “jardim zoológico com linces, nem linces em gaiolas”.

Cristina Narbona considerou que este acordo “é uma aposta na vida. De todas as espécies do planeta e dos seres humanos”.

Também presente na cerimónia, o secretário de Estado espanhol para o Território e Biodiversidade, António Serrano, defendeu que “a conservação não é uma moda nem um luxo; é uma necessidade”.

Espanha tem em funcionamento três centros de reprodução e em Setembro um quarto entrará em funcionamento, na Extremadura. “O objectivo é que em 2011 consigamos reintroduzir linces no seu meio”.

Para Jorge Palmeirim, investigador da Faculdade de Ciências e uma das pessoas que lançou a primeira campanha nacional pela defesa do Lince da Malcata, no final da década de 70, este “é um passo muito importante” porque significa “um compromisso do Governo espanhol em ceder animais”. Desde a década de 50 se sabe que a população de lince-ibérico estava a diminuir. “Mas as medidas tomadas nunca tiveram a escala necessária”.

1 comentário:

EwIkA disse...

há k tentar preservar esses animais =)
gostei do blog...
muito interessante