quarta-feira, setembro 19, 2007

Reacção da Administração do FDR a notícia publicada ontém no JN


A/C da Redacção do JN

Exmos Senhores,

Mandamo-vos a presente carta, porque veio ao conhecimento da Administração do Fórum Democracia Real que o vosso jornal tratou, a nosso ver, de uma forma errada, o nosso espaço internáutico, como "ultraconservador", como se pode ver pelo seguinte link, primeiro parágrafo:
http://jn.sapo.pt/2007/09/19/cultura/revolucionario_incorrigivelou_terror.html

Ora, caros senhores, se o FDR fosse um espaço internáutico ultraconservador, certamente não teria o nome que tem que é "Fórum da Democracia Real".

Tanto eu, como Presidente da Administração do FDR, como os meus colegas da mesma assim como o nosso Conselho Consultivo - orgãos dirigentes do FDR - somos naturalmente contra ultraconservadorismos, mas sabemos respeitar as diferenças de opinião, como é natural, em Democracia, que os senhores tanto devem prezar como nós.

A questão da Transladação de Aquilino Ribeiro para o Panteão Nacional merece da nossa parte uma posição intransigente em nome da defesa do Estado de Direito e dos principios pelos quais se regem as sociedades democráticas. Entendemos que é completamente inaceitável transladar um homem para o Panteão, que esteve, comprovadamente, implicado na morte do Chefe de Estado de Portugal da altura, Dom Carlos I e do Principe Herdeiro, Dom Luís Filipe. Obviamente que nós não defendemos assassinos. Defendemos, isso sim, pessoas que, efectivamente tiveram um papel Humanista de grande nível na História de Portugal e que de facto, merecem ter presença no Panteão. O que não é o caso do Aquilino Ribeiro!

Com os nossos respeitosos cumprimentos,

Administração do FDR

Nota: esta carta foi enviada ontém para a redacção do JN.

Sem comentários: