quarta-feira, outubro 25, 2006

A CAUSA Do MAR vale a pena


Teve ontem lugar, dia 24 de Outubro de 2006, no Centro de Reuniões do Centro Cultural de Belém, a sessão de apresentação pública da referida proposta, presidida pelo Secretário de Estado da Defesa Nacional e dos Assuntos do Mar (Agenda).

O conteúdo da versão para discussão pública encontra-se disponível nos sites do Ministério da Defesa Nacional em http://www.mdn.gov.pt/ e da Estrutura de Missão para os Assuntos do Mar, em http://www.emam.mdn.gov.pt.

No Atlântico Azul têm mais pormenores.

5 comentários:

Anónimo disse...

Fantástica fotografia do N.T.M. CREOULA!

Navio de Treino de Mar CEM POR CENTO PORTUGUÊS.

Também ele uma causa (esteve em risco de ser vendido a terras de espanha nos idos anos de 2000 e 2001...). Também ele irmão-gémeo de outra causa (o Santa Maria Manuela...)

Completarão 70 primaveras em 2007...

Jose Angelo Gomes disse...

Portugal, teve no mar nos anos de quinhentos, o seu veiculo ( único??) de expansão, atirado que estava para este canto da Europa pelas potencias Europeias da altura; O grosso do comércio fazia-se no Mediterrâneo, e os Portugueses de então, conseguiram de alguma forma, passa-lo para o Atlântico, diga-se Lisboa e Portugal. No pós guerra , a seguir a 45, foi novamente o mar que elevou Portugal e o ajudou no seu crescimento.... Temos 30 anos de desnorte, no que ao mar atine; Não sei se com nesta iniciativa do MdDN se vá a algum lado; Para já, não vejo alguns actores absolutamente necessários; Não vi a divulgação tão necessária a uma acção desta natureza. Há várias comunidades ligadas ao mar ausentes.
Tenho medo que tudo fique entre uma troca de fardas para a tropa ( com o devido respeito pelos militares), e uns foguetes para as lanchas de fiscalização da GNR-BF, que ao que parece, estão à espera de novas lanchas.... Com tantos problemas para resolver, já repararam que o mar é assim uma coisa esquisita e chata?
Sei que o despacho 100 hoje é ridículo, como só nós o sabemos ser; Mas a haver estratégia para o mar, deveria ser pelo menos, com gente do Mar; E já agora que fosse para AS GENTES DO MAR, em primeiro, que a nação agradeceria a seguir.

Anónimo disse...

Blue Moon, don't leave me standing alone...

É que a estratégia nacional está em DISCUSSÃO PÚBLICA exactamente por isso: para ouvir as GENTES DO MAR. Para envolver todos. É como o anúncio: EVERYONE'S INVITED!!!

Da minha parte, como sou um grãozinho minúsculo neste país, pouco posso fazer. Mas dei o meu contributo possível! Criei um blogue para debater a estratégia e recolher a opinião de todos e as sugestões (http://estrategia-azul.blogspot.com).

Mas é como o Regulamento da Náutica de Recreio: NINGUÉM COMENTOU, NOBODY CARES!

E depois queixam-se!

Isto é típico dos portugueses: votam numa pessoa. Essa pessoa faz o que pode. Depois gritam com ela, insultam-na, etc. Nas eleições seguintes, votam noutra pessoa. E o ciclo continua.

E QUE TAL AJUDARMOS O EXECUTIVO QUE A MAIORIA DA POPULAÇÃO ESCOLHEU A FAZER UMA EXCELENTE ESTRATÉGIA PARA O MAR???

PORTUGAL MERECE!

Conto consigo, Blue Moon I, para passar a palavra!

Jose Angelo Gomes disse...

Claro que é assim, é como diz ( em parte) mas pelo meu lado vai ficar by yourself, pois discussão publica deveria querer dizer PÚBLICA, pelo menos; Sabe como é que eu tive conhecimento desta " ESTRATÉGIA"?
Pelo Blog!!!!
Que bem, me dirá... mas não chega, digo eu; Se o mar é tido como desígnio, há que fazer algo mais, e não cair nas tentações de que refere em parte, e que bem sabemos tem SEMPRE a ver com o " nosso queijo"; Somos de facto pouco participativos, mas repare que bem que se esforçam para ajudar o Zé Povinho nessa empresa da pouca participação? Da simples Assembleia de Freguesia até à náutica de recreio que refere, o panorama é o mesmo!Creio que me entende...
Soube das actividades da AORN? - Ass. dos Oficiais da Reserva NAval

Raquel Sabino Pereira disse...

Não percebo como é que os meus comentários surgem como sendo o tal de «Anonymous Said» a escrever! Que estranho! Deve ter sido na transição para a versão Beta do Blogger.