terça-feira, novembro 07, 2006

Energia Solar em Portugal, por MCP

Em Portugal, o recurso à energia solar térmica é muito inferior ao de outros países da UE, facto surpreendente, dado sermos o país com melhor recurso solar do universo da UE e de haver tecnologia e engenharia de qualidade, nesta área, em Portugal. O Quadro 1 resume a situação para os países da UE(15) ( dados até 2002 e estimados para 2003 e 2005).

O mesmo programa estabeleceu como meta para a energia eólica alcançar 3500 MW de potência instalada em 2010. Actualmente perspectivam-se 4500 MW como meta, embora estejamos apenas em cerca de 1000 MW instalados ou em fase de instalação [7].

Um colector solar plano para aquecimento de água em Portugal pode considerar-se que produz, em média, 750 kWh/m2/ano de energia útil, sob a forma de água quente [8].

Assim, se instalássemos 1 milhão de m2 teríamos 750 GWh de energia útil por ano. 2.8 milhões de m2 produziriam 2100 GWh.

Em termos de energia final (EF) e de energia primária (EP), 1 milhão de m2 e 2.8 milhões de m2 de colectores solares representam (admitindo que substituem sobretudo gás e electricidade - com o mix verificado em 2002 [11] de combustíveis fósseis na sua produção - no sector doméstico) os valores referidos no Quadro 2, onde também se indicam, em percentagem, o que isso representa em relação aos valores globais de 2002.

Quadro 2 – Energia produzida em função da área de colectores instalada

Utilizando esta informação e os valores actuais da unidade de energia importada é possível calcular o que representa a contribuição solar do quadro 2, em cada um dos casos. Com o petróleo a U.S.$42.00./barril a ordem de grandeza da poupança com a redução da quantidade de combustíveis importados é da ordem de 10 milhões de euro/ano, no caso de 1 milhão de m2 e de 30 milhões euro/ano, no caso de 2.8 milhões de m2 de colectores.

Um sistema solar com 4 m2, instalado em nossa casa para aquecer água, evita tantas emissões de GEE quanto as que uma família emite em média a viajar no seu carro 10 000 km/ano, a gastar 8 litros aos 100 Km.

2 comentários:

Al Cardoso disse...

Eu ate vou mais longe, porque nao instalar paineis solares nao so para aquecer a agua como ate para iluminacao, ficando a rede normal so para horas de maior consumo.
Estou seriamente a pensar em instalar um sistema desses na minha residencia.
Tenho e que ver os custos e o retorno.
O governo por interesses varios nao esta nada interessado neste tipo de alternativas porque se estivesse, nao colocava estes productos no escalao mais alto do IVA.

Anónimo disse...

Isto interessa