quinta-feira, janeiro 18, 2007

João Ferreira de Almeida


Aqui nas Causas, a "Garina do Mar" chamou a atenção para João Ferreira de Almeida como classificado em 19º nos Grandes Portugueses. É ou não é ? E primeiro quem foi ? Foi um calvinista português. Foi para a Holanda após a Restauração - 1642 -, converteu-se, traduziu a Bíblia para português - as bíblias evangélicas em português, no Brasil, por exemplo, baseiam-se na tradução dele. Foi para as Índias Orientais - Batávia - e lá evangelizou as populações sempre em português e com livros portugueses.

Estranha é a nossa imensa ignorância! Eu não o reconheci embora soubesse que a sua Bíblia está a ser publicada pelos cuidados do padre Tolentino, ex-capelão da Universidade Católica. Quase ninguém conhece ninguém que o conhecesse. Mas é conhecidíssimo lá fora, como explicou o Manuel Amaral e se pode ver na wikipedia entre outros lugares. E só o não conhecemos por evidente censura político-eclesiástica ao longo de tempos imemoriais, desde que ele foi queimado em efígie pela Inquisição de Goa. É de facto um grande português; não era conhecido por nossa geral e espantosa ignorância; e que nós, infelizmente, enquanto sociedade nos fechámos ao conhecimento das heterodoxias religiosas. É um dos legados do Salazar, de facto. Por isso defendo que se deve votar em Afonso Henriques, que teve um comandante militar como Pedro Escuro, ( um negro) um chanceler Julião ( judeu) e por isso tudo é que talvez fosse mais cristão que muitos.
Finalmente, é evidente que o 19 º foi uma campanha dos «protestantes» portugueses. Um exemplo a seguir de como se defende uma Causa...
O desenho usado pela RTP é fictício.

1 comentário:

Laurus nobilis disse...

Independentemente de se gostar ou não do Dr. Oliveira Salazar, penso que a sua figura "tem umas costas muito largas", para ser acusado de tudo e mais alguma coisa... só queria lembrar que, a 5 de Dezembro de 1496, Dom Manuel I assinou o decreto de expulsão dos hereges, nomeadamente judeus, concedendo-lhes um prazo até 31 de Outubro de 1497 para deixar Portugal. Esta atitude teve, nos bastidores, a acção empenhada de sectores completamente fanáticos pertencentes à Igreja Católica, esses sim, os grandes responsáveis ao longo de séculos, pela intolerância religiosa que se viveu em Portugal. Que eu saiba, o Dr. Oliveira Salazar, embora católico, nunca pertenceu a esses sectores, defendendo inclusive ao longo de toda a sua carreira política, a separação entre o Estado e a Igreja, conforme pode ser confirmado em inúmeros documentos. Quanto a João Ferreira de Almeida podemos dizer que, efectivamente, estamos perante um grande português!