segunda-feira, janeiro 15, 2007

Geminação entre Olivença e Cadaval


Integrado nas comemorações do 109º Aniversário da Restauração do Concelho de Cadaval, realizou-se um acordo de geminação deste Município com o Município de Olivença.

O acordo de geminação, conforme informou a Câmara Municipal do Cadaval, visa a promoção de relações culturais, associando as forças vivas dos dois Concelhos, que estão profundamente ligados, em termos históricos.
Na concretização do acto, esteve presente uma forte e ilustre representação de Olivença, chefiada pelo Presidente do Município, Sr. Ramón Rocha, na qual se integravam o Rancho Folclórico «A Azinheira», a Filarmónica de Olivença e muitos oliventinos.
Foi em clima de grande solidariedade e comunhão que a população do Cadaval recebeu e acompanhou a representação oliventina. Como é norma nas ocasiões em que Olivença e os Oliventinos visitam qualquer outra terra portuguesa, a sua presença não deixa de sensibilizar e entusiasmar todos os portugueses.
Na ocasião, o Sr. Presidente do Município de Olivença cumprimentou o Sr. Duque de Bragança que, a propósito, propôs a criação de “uma espécie de condomínio”, em que o rei de Espanha e o Presidente da República portuguesa seriam “simultaneamente chefes de Estado do território autónomo de Olivença”.
Lx., 14-01-2007.SI/Grupo dos Amigos de Olivença

Dom Duarte não assistiu ao acto de geminação com Olivença, explicando os motivos, tendo-me despedido no fim do almoço. Aproveitou para explicar aos meios de comunicação sociais presentes qual a verdade histórica e política deste concelho português sob administração espanhola e pediu ao Presidente da Câmara que corrigisse a ortografia da placa com o nome da Rua de Olivença , escrita com um Z!
Será só substituir um azulejo, pois cada letra tem um.

4 comentários:

mch disse...

Agora falta começar a comprar terrenos no município de Olivença. È legal, não é caro ( para quem tem dinheiro) e é justo. Depois instalar uma unidade fabril na cidade. è assim no sec. XXI!

escorpiaotinhoso disse...

Essa proposta de tomada de Olivença parece-se com a vingança do chinês.

ET

mch disse...

Caro escorpião, então adira à proposta ou circule-a, por favor! Eu acredito nela

Anónimo disse...

foi assim que se fundou o moderno estado de israel...por isso funciona....mas nao resisto a dizer que eu ja fiz uma geminacao entre olivenca e cadaval e deu...um olival...bem isto seria para o dificil mas prontos