sexta-feira, janeiro 19, 2007

Sétimo Programa-Quadro Europeu




Investigação científica: "excelência" será o principal critério para atribuição de fundos.




A "excelência" será o principal critério de atribuição de fundos no âmbito do 7.º Programa-Quadro Europeu para Investigação e Desenvolvimento Tecnológico, apresentado hoje, em Lisboa, pelo ministro Mariano Gago e por um responsável da Comissão Europeia.
Nesse sentido, "é o primeiro a financiar especificamente a investigação básica em todos os domínios no espaço europeu e a tentar plataformas tecnológicas público-privadas, sendo ainda o mais longo e com maior dotação orçamental", referiu Mariano Gago, que acompanha há 20 anos o desenvolvimento do projecto.
O 7ºPQ estará em vigor até 2013 e conta com um orçamento total de 54 mil milhões de euros. Está aberto à participação de universidades e centros de investigação, empresas e indivíduos não só nos Estados-membros e associados, como em países terceiros.
O sector de investigação com maior financiamento disponível é o das tecnologias de informação e comunicação, seguido pela saúde, transportes e nanociências e nanotecnologias. O 7.º PQ inclui um programa específico para a área da energia nuclear que contempla a energia de fusão, a fissão nuclear e a protecção contra a radiação.
O objectivo do programa — em linha com a Estratégia de Lisboa de tornar a Europa o continente mais competitivo em termos de ciência e desenvolvimento tecnológico — é, como o definiu o Conselho Europeu em Dezembro passado, "investir em conhecimento, inovação e capital humano".

3 comentários:

mch disse...

Sobre o Público e o Privado referido pelo sr. Ministro.

No clima social dominante atenuou-se a noção e o impacto do “bem comum”, do “sentido comunitário”, da “solidariedade” e da “subsidiariedade” – que, na história europeia mais recente, serviram a construção da democracia e da União Europeia– e constata-se, em antítese, o aumento da insegurança, dos riscos e das ameaças num mundo cada vez mais complexo, mais indiscernível nos seus mecanismos e estruturas, onde as tensões violentas se instalam entre comunidades, entre o público e o privado.

LL disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
LL disse...

Sem dúvida que, quer a construção europeia, quer a própria solidificação dos Estados democráticos, exigem o empenho, esforço e a participação da chamada "sociedade civil". A responsabilidade é de todos os que compõem, fazem parte, PERTENCEM à nossa comunidade. Façamos das parcerias público-privadas uma oportunidade para sermos melhores.