quinta-feira, março 01, 2007

Bolsa Fundação Luso-Americana / Fulbright para Doutoramentos




Objectivo:Doutoramentos em universidades nos EUA.
Áreas de estudo: Todas as áreas.
Requisitos:- Licenciatura terminada antes de concorrer à bolsa (média igual ou superior a 14, preferencialmente). O grau de Licenciatura deverá corresponder a um programa com a duração de 4 ou mais anos. Aos estudantes que tenham frequentado uma Licenciatura com 3 anos de duração, é exigido o grau de Mestrado como habilitação mínima.- Bons conhecimentos de Inglês.
Processo de selecção:- Apreciação curricular e dos objectivos de estudo.- Avaliação do nível de conhecimentos de Inglês.- Entrevista.
Benefícios: - Financiamento até ao máximo de USD $25,000 (vinte e cinco mil dólares) para o 1º ano de estudos. No 2º e/ou 3º anos, o bolseiro pode candidatar-se a um financiamento extraordinário adicional até ao montante total máximo de USD $12,000 (doze mil dólares). - Organização e administração dos processos de candidatura às universidades americanas. - Seguro de saúde e acidentes durante o período da bolsa. - Possibilidade de acesso à linha de crédito Fulbright/Santander Totta para financiamento de custos relacionados com o programa a desenvolver nos EUA.
Condições da bolsa:- Durante o 1º ano a bolsa não é acumulável com a bolsa da Fundação para a Ciência e Tecnologia nem com a bolsa da Fundação Calouste Gulbenkian.

Condições de candidatura:
Só são considerados elegíveis os candidatos que:
- Possuam nacionalidade portuguesa. Os candidatos que não possuam nacionalidade portuguesa devem contactar a Comissão Fulbright do seu país de nacionalidade (lista disponível em http://exchanges.state.gov/education/fulbright/list.htm). Caso não exista Comissão Fulbright no seu país de nacionalidade, deverão contactar a Embaixada dos EUA nesse país, referindo-se ao Programa Fulbright. - Não tenham beneficiado anteriormente de uma bolsa do Programa Fulbright. - Não estejam a residir nos EUA à data do concurso.- Não tenham residido nos EUA durante um período igual ou superior a 5 anos, nos 6 anos anteriores à data do concurso.- Não possuam dupla nacionalidade, portuguesa e norte-americana.- Não possuam autorização de residência (green card) nos EUA.- Não possuam visto que lhes permita residir nos EUA, entre a altura do concurso à bolsa e o início da mesma.

Candidaturas: Até 31 de Março de 2007, submetidas online.

Como concorrer:
O concurso inicia-se a 1 de Fevereiro e termina no último dia útil do mês de Março de 2007.
As candidaturas são submetidas online através do site https://apply.embark.com/student/fulbright/international/. Este site dá acesso ao formulário de candidatura do Institute of International Education (IIE), uma agência não governamental que colabora com as Comissões Fulbright na administração destas bolsas. Neste site, na área das perguntas preliminares, os candidatos devem escolher o programa Fulbright Foreign Student.

Os candidatos devem ainda ler e aceitar o Regulamento da Bolsa FLAD/Fulbright para Doutoramentos. Este regulamento deve ser enviado à Comissão Fulbright com as páginas 1 a 6 rubricadas e página 7 preenchida e assinada..

Sem comentários: