domingo, março 11, 2007

Será Assim ? por João Gomes


Saudamos aqui o Aquela Opinão , blog de João Gomes. Ele e João Prazeres de Matos alimentam juntamente o Pátria e Povo. Uma visão de Esquerda e outra de Direita sobre a actualidade. Finalmente o conceito de Debating Society ou a nossa muito portuguesa e tradicional cultura política de Debate de Café - desde o Bocage no Nicola - está a instalar-se no sector jovem sem os habituais tiques de pedantismo abaixo descritos.


"Os tempos que correm não andam nada fáceis para a direita democrática em Portugal: o CDS/PP está dividido entre aqueles que apoiam Ribeiro e Castro e os que pretendem o regresso à liderança de Paulo Portas; os pseudo intelectuais liberais-conservadores da Atlântico vivem reféns da sua suposta autoridade moral; o PSD está completamente à deriva, com santanistas (se ainda os há...) para um lado, mendistas para o outro e o Menezes sempre a fazer barulho; o MPT não consegue afirmar a ecologia na direita portuguesa, porque ecologia e direita são duas noções incompatíveis; e o PPM não consegue representar nem os monárquicos, nem a direita.
A única força partidária de direita que parece estar empenhada num verdadeiro debate ideológico é o PND, pelo menos os Estados Gerais da Direita, prometidos faz um tempo pelo Manuel Monteiro, vão mesmo realizar-se."

3 comentários:

João Prazeres de Matos disse...

Fico extremamente lisonjeado pela referência feita a este "hobbie" em fase de arranque, que mantenho com o amigo João Gomes.
Obrigado pela atenção!

Os meus sinceros cumprimentos,

João Prazeres de Matos

Anónimo disse...

acho que não é altura de perdermos tempo com separações que outros impuseram. "Estamos tocando al fondo"

LMG disse...

"A ecologia e a direita são incompatívies" diz o texto citado. É falso. Veja-se por exemplo o recém-enverdecido Conservative Party no Reino Unido - e tantos movimentos "de direita", conservadores, ou tradicionalistas, que pretendem, exactamente, conservar a tradição da vida rural, campestre e da Natureza.

Há muita gente, independentemente de direitas ou esquerdas, que tem como objectivo a preservação consciente do meio ambiente - sem fundamentalismos.

Um bom tema para um Debate de Café, este...