segunda-feira, janeiro 22, 2007

Se isto não é o gado....!

As actividades da CL têm variado muito ao longo do tempo, tendo estado sempre presente algum pioneirismo. Actualmente, tem culturas permanentes, como a vinha e o olival, o arroz, com fortes tradições na região, e as culturas forrageiras. Nestas culturas é importante referir que o arroz e a vinha são produzidos em modo de produção integrada, o olival em protecção integrada e a luzerna em produção biológica.
A produção pecuária constitui uma aposta forte da CL - efectivo bovino de 3.650 animais, dos quais 1.530 são vacas reprodutoras. As raças autóctones Preta e Mertolenga constituem a base genética deste efectivo, sendo cruzadas com touros reprodutores das raças Limousine e Charolesa. Este efectivo cumpre uma transumância, passando a primavera e o verão na lezíria, e refugiando-se na charneca quando as águas outonais tornam a lezíria impraticável. A Coudelaria tem 134 cavalos de raça Pura Lusitana, dos quais 29 são éguas de ventre e três são garanhões. Os poldros de três anos, desbastados, constituem o principal produto vendido.

1 comentário:

garina do mar disse...

não é só! é também a biodiversidade! não se estavam a queixar do seu desaparecimento?
aqui, o montado, os pauis e a Lezíria Sul fazem parte da Zona de Protecção Especial para Avifauna, do "sítio" e da Reserva Natural do Estuário do Tejo (RNET), para além de o estuário estar também classificado como sítio Ramsar, a convenção que protege as zonas húmidas de importância internacional para a conservação da natureza e da biodiversidade!!
são inúmeras as espécies de aves que nidificam nesta área, que aqui vêm passar o Inverno, ou usam o estuário para se alimentarem - trigueirão, andorinha das chaminés, pato-real, codorniz, galinha-d’água, garça-vermelha, perna-longa, perdiz-do-mar, tartaranhão-ruivo-dos-pauis, borrelho-de-coleira-interrompida, garça-boieira, coruja-das-torres, narceja-comum, peneireiro-vulgar, tarambola-cinzenta, alfaiate, maçarico-de-bico-direito, perna-vermelha-comum, pilrito-comum, etc., etc....