quinta-feira, março 08, 2007

A 3ª Travessia emPonte-Túnel? Por Frederico Carvalho


Se a obra fosse feita totalmente sob a água talvez ficasse inviável pelo alto custo; se continuasse como ponte, teria que ser feita como a ponte Rio-Niterói, bem elevada para o tráfego dos navios, o que elevaria astronomicamente os custos.
A solução foi fazer esta auto-estrada, parte como ponte (com o menor custo possível) e parte como túnel (submerso).
Além de ficar diferente, ficou com um excelente visual.
A imagem vale mais que mil palavras.
A ponte localiza-se entre a Suécia e a Dinamarca.
A foto foi tirada do lado da Suécia.
A ponte (ou túnel) segue sob a água para não atrapalhar a movimentação dos navios.

10 comentários:

David Garcia disse...

Curiosamente desde os tempos da chamada Liga Hanseática até aos nossos dias, essa passagem maritima entre a Dinamarca e a Suécia tem sido das mais movimentadas a nível mundial.

garina do mar disse...

e os barcos à vela? ficavam restritos também ao sítio do túnel?

David Garcia disse...

Lamentavelmente esta foto foi tirada quando não estava a passar nem um barco, o que é pena. ..

Todas as embarcações passavam da Suécia para a Dinamarca ou vice-Versa, quando estes países, chegaram a ter o mesmo Soberano, na Idade Média.

Dessa área geográfica, as embarcações também partiam para outros pontos da Europa. Naturalmente que Portugal também estava na rota dos navios do Mar do Norte, sobretudo a partir do século XIII.

garina do mar disse...

essa ponte é a que foi construída em Sines?

David Garcia disse...

A Garina do Mar importa-se de se explicar melhor? Acho que não estamos a usar a mesma linguagem...

garina do mar disse...

a ponte que aparece na fotografia é a que foi construída em Portugal?
o tabuleiro de uma das maiores, senão da maior ponte da Europa, que une a Dinamarca a (não sei onde) foi todo construído em Sines, junto ao terminal multiusos...

David Garcia disse...

Sinceramente não sei se o tabuleiro da ponte foi feito em Portugal, o que sei é que esta ponte une a Dinamarca à Suécia, como aliás já se tinha dito.

LL disse...

Então é assim. Prontos...
Como nunca foi feita a ligação entre o Porto de Sines e a Rede de Auto-estradas portuguesa pensou-se, então, criar uma ponte, com o respectivo túnel incluído, entre Sines e Leixões. O Problema é que os nossos engenheiros fugiram com a nossa tecnologia para construir aquelas ilhas artificiais no Dubai.
Lá se foi mais um grande projecto português, aproveitado, depois, pelos Vikings...

David Garcia disse...

Há coisas fantásticas, não há ? LOL

garina do mar disse...

na Holanda também há uns navios que passam por cima de autoestradas!!
e por acaso um dos engenheiros responsável pelo projecto das ilhas no Dubai é português, formado em engenharia no nosso IST