sexta-feira, março 30, 2007

Grupo português inaugura no Brasil maior clínica dentária

Em São Paulo

O grupo Maló inaugurou esta quarta-feira, no interior do Estado de São Paulo, o maior complexo clínico especializado em implantes dentários e reabilitação oral do continente americano, divulgou a empresa portuguesa.
A nova unidade, localizada na cidade de Campinas, a cerca de 80 quilómetros de São Paulo, resultado de um investimento de dois milhões de euros, inclui dois blocos operatórios com cerca de 120 funcionários, avança a «Lusa».
A inauguração da primeira unidade do grupo Maló no Brasil será assinalada pela realização de um encontro internacional de dentistas, investigadores e professores de diversos países, que decorrerá até sexta-feira.
O objectivo do Maló International Congress - Brazil Oral Rehabilitation será discutir os avanços tecnológicos na reabilitação oral, através de 52 conferências e apresentação em directo de cirurgias.
O encontro reunirá especialistas como Mauro Fradeani (Itália), Stephen Parel (EUA), Franck Renouard (França) ou Carlos Moura Guedes (Portugal).
Criado em 1995, o grupo português controla actualmente um dos maiores centros mundiais de implantes e reabilitação oral, com filiais em Espanha, França, Inglaterra, Estados Unidos, Rússia, Marrocos e Japão.
O grupo, constituído por 12 empresas, deverá facturar este ano cerca de 70 milhões de euros, avançou Paulo Maló.
Reconhecida a nível internacional, a Clínica Maló de Lisboa regista anualmente cerca de 7.000 consultas e atendimento a 27.500 pacientes, sendo 30 por cento oriundos do estrangeiro.

Agência Financeira
Portugal Positivo

quinta-feira, março 29, 2007

Santana falou de problemas

Santana na apresentação do livro (Foto Inácio Rosa/Lusa)
2007/03/29 | 02:00
De Lisboa e do PSD. Ex-autarca encerrou ciclo sobre a capital
Sete oradores já falaram sobre os problemas de Lisboa, um ciclo organizado pelo CHRIS (Centro de História Contemporânea e Relações Internacionais), e gerido por Pedro Quartin Graça que termina esta quinta-feira, às 21h30, com o ex-presidente da câmara da capital.

Santana Lopes vai estar no Café Nicola para apontar o dedo aos males de que Lisboa padece, e não só. Na senda do que têm sido as últimas intervenções do ex-primeiro-ministro, Santana pode surpreender a plateia discorrendo ainda sobre os problemas que o deputado vê no PSD de Marques Mendes.

O ciclo já teve como convidados José Sá Fernandes, Gonçalo Ribeiro Telles, António Carlos Monteiro, Ruben de Carvalho, Miguel Coelho no centro do debate nestas sessões no Café Nicola está Lisboa e os «males que ela tem».

CHRIS

O tema foi pensado pelo CHRIS, que além de promover debates públicos, apoia investigações académicas e jornalísticas. Em articulação com a editora Edeline, o CHRIS levou já centenas de jovens a publicarem os seus primeiros escritos, em livros individuais ou colectivos. Depois deste ciclo sobre os problemas de Lisboa, o CHRIS prepara já outro ciclo de debates.

quarta-feira, março 28, 2007

Começou!


Campanha anti-OTA


NOVA CIDADANIA

«Ao longo dos 30 números já editados desde 1999, a revista NOVA CIDADANIA, da Fundação Oliveira Martins, sob a direcção do Prof. João Carlos Espada, afirmou-se na sociedade portuguesa como um espaço de encontro de diversas ideias e sensibilidades no campo da ciência política e das políticas públicas. É um campo onde se espera que haja divergências, mas que a revista assume o encargo de convidar os leitores a iluminarem essas divergências com a razão, que é verdadeira marca da nossa civilização. Ancorada nesta experiência, a NOVA CIDADANIA considerou necessário aprofundar ainda mais a sua presença na sociedade portuguesa, através do lançamento do portal na Internet “NOVA CIDADANIA” e da realização e promoção de Encontros e Conferências. Os Encontros dos Jerónimos, que se iniciaram no passado dia 16 de Dezembro e subordinados ao tema “Estado Garantia: O Estado Social do Século XXI”, são a primeira destas iniciativas. Outras se seguirão.

Marcando o arranque desta fase, a revista ousou também uma evolução ao nível do seu lay-out. O resultado é o número 31 da NOVA CIDADANIA, referente ao primeiro trimestre de 2007, que será enviado aos seus assinantes e colocado à venda já na próxima semana. O objectivo desta mensagem é convidá-lo a assinar a revista a partir deste número 31, pelo preço a seguir indicado para os 4 números trimestrais publicados anualmente, incluindo o acesso ao portal NOVA CIDADANIA, a divulgar brevemente: Assinatura normal: €20.00 (Portugal) - €32.00 (Estrangeiro)

Digo “convidá-lo a assinar”, mas, verdadeiramente, venho pedir que não deixe de o fazer. A continuidade deste esforço de aprofundamento da presença da revista na sociedade portuguesa depende de conseguir aumentar o número de assinantes. Portanto, depende também de si, razão porque tive este arrojo de o incomodar.

A melhor forma de fazer é reencaminhar este e-mail para o endereço electrónico da revista: novacidadania@gmail.com
. Em resposta, a revista enviar-lhe-á por e-mail as necessárias instruções para a assinatura e só então terá de decidir. Peço-lhe, finalmente, que passe este convite a todos os seus amigos e conhecidos que puderem querer beneficiar de uma revista em língua portuguesa que Portugal precisa e que necessita de aumentar os seus assinantes.»



THE CATCH.Um Blog de Pedro Javier Mazzoni


THE CATCH.Mais um Blog, vindo de Estarreja, com as causas certas. Recomendamos!

Vejam os temas e deliciem-se com as propostas e críticas de Pedro Javier Mazzoni

terça-feira, março 27, 2007

Campanha Cívica


A tradição já não é o que era!


Lançamento: Agostinho da Silva - Pensador do Mundo a Haver


3 Abril - 3ªf - 18h
Fundação Calouste Gulbenkian - Auditório III

A Editora Zéfiro e a Associação Agostinho da Silva têm a honra de convidar V. Exa. para o lançamento das Actas do Congresso Internacional do Centenário de Agostinho da Silva: Agostinho da Silva, Pensador do Mundo a Haver. A obra será apresentada pelo Professor Doutor Manuel Ferreira Patrício, ex-Reitor da Universidade de Évora. O evento realizar-se-á no dia 3 de Abril, às 18 horas, no Auditório III da Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa.

«O presente volume de Actas corresponde ao momento cientificamente mais significativo das Comemorações e de toda a recepção da obra agostiniana, o Congresso Internacional que reuniu três das principais universidades portuguesas, acolheu investigadores de diferentes nacionalidades, formações e gerações e constituiu a homenagem da academia portuguesa a um dos seus mais notáveis e ostracizados filhos. Cremos que a presente obra é já um marco no necessário e desejável estudo crítico e científico do pensamento de Agostinho da Silva, que ainda permanece refém de muitos preconceitos, a favor e contra, apenas devidos, quando assim acontece, à ausência de uma leitura global, atenta e reflectida da sua obra, que atenda aos diferentes períodos da sua génese e evolução e procure os fundamentos e articulações que estruturam as suas proposições mais visíveis.»

Paulo Borges
in Prefácio

Montijo apresenta vantagens , por Arqº Luís Gonçalves



Base Aérea n.º 6 vista do Lavradio Foto de FBC


A alternativa de localização do NAL na actual Base Aérea n.º 6 do Montijo apresenta vantagens que justificariam, pelo menos, um estudo definitivo para comparação com as opção da Ota e de Rio Frio:

- permite a instalação de duas pistas paralelas de 3600 metros de comprimento (um layout semelhante ao proposto para a Ota), sem expropriações, utilizando a superfície da base aérea actual, à qual teriam apenas de ser acrescentadas plataformas para os extremos das pistas;

- essa orientação seria igual à da pista 18-36 da Portela, ideal sob o ponto de vista dos ventos dominantes;

- as rotas de aproximação e descolagem seriam compatíveis com a configuração da Ponte Vasco da Gama (conforme as normas do ICAO) e com a área restrita D10 do Campo de Tiro de Alcochete;

- os seus terrenos são praticamente planos, não têm cursos de água e estão incultos, resultando num reduzido impacto ambiental sobre o local;- as infra-estruturas rodoviárias existentes (ou com execução prevista) colocariam o NAL a 12 Km do centro de Lisboa pela TTT, possuindo duas alternativas: a Ponte Vasco da Gama (24 km) e a Ponte 25 de Abril (40 Km), colocando o NAL a 32 Km de distância média ponderada aos concelhos da AML;
- o aproveitamento das infra-estruturas ferroviárias existentes (ou com execução prevista) permitiria integrar o aeroporto num anel abrangendo as duas margens do Tejo, colocando o NAL a 25 Km de distância média ponderada aos concelhos da AML;
- permitiria uma perfeita integração da rede do nacional do TGV com o aeroporto, pois a distância de 13 Km à Gare do Oriente transformaria a sua estação num novo centro direccional;
- reduziria o custo da construção da rede de TGV a construir, quer por uma questão de redução da extensão da linha para o Porto, quer pela oportunidade de desenvolver uma parte substancial do seu percurso na margem sul do Tejo, menos acidentada e menos povoada;-
a população afectada pelo ruído do sobrevoo das aeronaves seria sempre em número inferior à opção da Ota, independentemente do sentido de utilização das pistas e do volume de tráfego;
- a localização junto ao rio permitiria a construção de uma estação fluvial com ligações para Lisboa, fundamental para os períodos de congestionamento de trânsito;
- a sua localização numa península permitiria mais facilmente o controlo da pressão urbanística e aumentar a segurança do aeroporto;
- a chegada de avião a Lisboa em pleno estuário de Tejo seria um notável cartão de visita para o turismo da capital;
- a construção e existência de um equipamento com esta importância próximo de áreas urbanas deprimidas, permitiria usar o aeroporto como estímulo de reconversão e de desenvolvimento, abrindo a possibilidade de Lisboa passar a ser verdadeiramente uma cidade de duas margens.

domingo, março 25, 2007

OTA EM EQUAÇÃO, por Rui Rodrigues





















(Entrada no Poceirão Foto de FBC, 24 março 07)

OTA EM EQUAÇÃO
Público, 26 de Março de 2007


A questão do novo aeroporto de Lisboa é cada vez mais polémica, porque está a criar grande perplexidade, por se pretender construir um aeroporto por 5 mil milhões deeuros para um tempo de vida de 13 anos, segundo a própria NAV, Navegação Aérea dePortugal, o que obrigará á construção de um 2º novo aeroporto.
Certamente que existirão outras opções para evitar a solução proposta pela NAER,empresa que está a estudar este projecto. Neste artigo, será demonstrado, da formamais simples possível, que a proposta que tem sido apresentada é a mais cara, a quetem maior impacte ambiental e aquela que pior serve o país.
Vamos comparar duas opções A e B:
Hipótese A (NAER): Encerrar a Portela + Construir a Ota + 2º novo aeroporto
Hipótese B: Manter a Portela + Novo aeroporto num local que permita a sua expansão
Observando as opções A e B verificamos que a diferença entre elas é a soma da destruição da Portela + construção da Ota. Conclui-se que A é muito mais cara que B.Não é preciso contratar o MIT para o entender.
Quem fizer as devidas comparações com os novos aeroportos de Atenas e Oslo perceberá que a Ota nunca custará menos de 5 mil milhões de euros. Somando a este montante tudo o que foi gasto na Portela, mais os 400 milhões de euros que ainda se vão investir até 2017, conclui-se que a verba atingirá valores da ordem dos 7 mil milhões de euros.
Outra grande desvantagem da hipótese A da NAER é que obriga a construir tudo de uma vez só. Ao contrário, na hipótese B e se um dia o actual aeroporto de Lisboa saturar, a estratégia a adoptar deveria passar por manter a Portela e criar uma nova infra-estrutura num local plano que permitisse a sua construção faseada e a sua utilização simultânea com o actual e de acordo com as necessidades do País.


Lisboa, vista do cais do Lavradio, entrada possível da TTT. Foto FBC.


Na Margem Sul, na Península de Setúbal, é possível tal opção, enquanto na Margem Nortei sso é inviável. Seria uma forma de rentabilizar as centenas de milhões de euros investidos até hoje e continuar a tirar partido das condições naturais excelentes e únicas da Portela,que garantem elevada fiabilidade pois funciona durante 365 dias do ano e raramente encerra devido às suas excelentes condições meteorológicas.
O único argumento que a NAER invoca para escolher a Ota é o ambiental. Também aqui a hipótese A da NAER é a pior, porque a construção de 2 aeroportos provoca mais danos ambientais do que a de um só.
A consequência mais grave de todas, caso a Ota fosse uma realidade, é que Portugal seria menos competitivo porque aquela localização iria prejudicar severamente oTurismo de Lisboa, poderia levar a TAP á falência devido às altas taxas aeroportuárias a cobrar, para pagar os elevados custos daquele investimento, tal como aconteceu à Olympic Airlines, no novo aeroporto de Atenas.
Como a Sul de Lisboa não existem ligações ferroviárias directas para a Ota,provavelmente será o futuro aeroporto de Low Cost em Cáceres, situado junto à futura linha de Alta Velocidade Lisboa-Madrid, que irá lucrar com o mercado de Lisboa, poisa maior prioridade para Portugal é a sua ligação á rede de bitola (distância entrecarris) europeia o que vai permitir a livre circulação de comboios de mercadorias epassageiros para a U.E., que a actual rede de bitola ibérica não permite.
Em conclusão, se o Governo avançar com a Ota, ficará na História por ter cometido um dos maiores erros do século XXI. Será insustentável suportar esta situação no futuro. Se este projecto for corrigido a tempo, será compreendido por toda apopulação como tendo sido tomada uma decisão muito digna.

11.º Aniversário de Sua Alteza Real o Príncipe da Beira!!!


Hoje, dia 25 de Março de 2007, Sua Alteza Real, o Príncipe da Beira, Dom Afonso de Santa Maria de Herédia e Bragança, filho de Suas Altezas Reais os Duques de Bragança, completa 11 anos de Vida.

Votos de Muita Felicidade, Paz e Amor, neste seu dia de Aniversário.

Direito à Vida!




PALAVRAS DE Dom Duarte POR OCASIÃO DA ENTREGA DAS MEDALHAS DE MÉRITO DA ORDEM DE VILA VIÇOSA, em Lisboa no dia 17 de Março de 2007 :

Acreditamos na democracia e no Estado de Direito com"o a melhor forma de representar o interesse de todos; como o mais justo dos sistemas políticos; e como o caminho para evitar o totalitarismo e apurar os melhores valores da sociedade que queremos construir.

Talvez por isso, é estranho receber - através da Democracia e do Estado de Direito - uma lei que afronta a representação do interesse de todos; que não aplica a justiça no primeiro dos direitos - que é o direito à vida; que não evita o totalitarismo de um ser humano sobre a vida de outro ser humano; e que nem sequer apura os nossos valores éticos que residem no humanismo e no respeito pela vida, aliás consagrado na Constituição."
(...)
Na verdade, o resultado do Referendo não desautoriza os valores defendidos pelo «Não». O respeito pela vida é maior do que o respeito pela maioria das opiniões. Como os bispos disseram a 11 de Fevereiro: «o facto de o aborto passar a ser legal não o torna moralmente legítimo». Ou como disse, na passada terça-feira, o Papa Bento XVI «a vida humana humana, em todas as suas fases desde a concepção até à morte natural, é um valor inegociável».
(...)
O Referendo ao Aborto não é o primeiro caso na nossa história que nos desvia dos melhores valores do humanismo e do respeito pela vida. Não nos podemos orgulhar, por exemplo, da expulsão dos portugueses de religião judaica e dos padres Jesuítas ou da extinção das ordens religiosas e confisco das suas propriedades. Mas conseguimos ultrapassar esses momentos e hoje rejeitamos todo o tipo de perseguição religiosa.
(...)
Acredito que, se não desistirmos, também o respeito pela vida será, de novo, uma realidade em Portugal. «É na dificuldade que se forja o carácter». Esse carácter com provas dadas durante toda a campanha que antecedeu o Referendo ao Aborto que hoje aqui saudamos e agradecemos empenhadamente.

Estas pessoas improvisaram instalações, procuraram meios onde nada havia, apuraram argumentos e seleccionaram os protagonistas que, entre todos, melhor podiam representar a causa em público. Organizaram caminhadas e confiaram, com moderação, na razão que lhes assiste. Percorreram o País de Norte a Sul para melhor esclarecer a decisão dos eleitores. E quantas vezes o fizeram em ambientes hostis e em absoluta minoria!
(...)
Manifestamos assim aos movimentos de defesa da vida o maior apreço pelo trabalho que realizam em Portugal. Este reconhecimento encontra forma na entrega da Medalha de Mérito da Real Ordem de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa. Esta condecoração foi instituída pelo meu trisavô o Rei Dom João VI, precisamente para reconhecer altos serviços prestados à Nação.

sábado, março 24, 2007

Operação "The Kingdom"




Sábado 24 Março 2:51: Rosário Poidimani é preso pela Polícia Fiscal Italiana, em Gallarate, Itália! Notícia veiculada pelo Jornal de Notícias de Varese, Itália, dá-nos conta que Rosário Poidimani foi preso pela Polícia. A notícia, que chegou às nossas mãos pelos correspondentes do Site Oficial do Fórum, em Londres, foi confirmada como publicada na Imprensa Italiana. A prisão de Poidimani sucede na sequência de um inquérito conduzido pela Guarda Fiscal de Gallarate e pela Procuradoria de Busto Arsizio e que levou à prisão de oito pessoas, das quais 5 se encontram detidas sem caução. A investigação policial que decorria desde..

há já algum tempo, envolveu investigações nas alegadas instalações "diplomáticas" de Poidimani em Gallarate, as quais, descobriu a Polícia, eram nausadas para todos os tipos de crime e de fraude, desde reciclagem, branqueamento, alvarás de armas falsos ou adquiridos, documentos falsos, nomes falsos e até documentos com ameaças. "Sua Alteza Real" Dom Rosario Poidimani, Príncipe de Bragança, como se auto intitulava este Siciliano natural de Siracusa de 66 anos de idade, mas residente em Vicenza, onde ao que se julga, se situava a sua "sala do trono". Presos também foram o seu "ministro" de negócios estrangeiros, Roberto Cavallaro de 57 anos, bem como os seus "responsáveis consulares" e demais "pessoal diplomático" deste curiosíssimo consulado fantasma, entre estes; Ugo Gervasi, de 43 anos, Roberto Resini de 44 anos e Pietro Orlandi de 43 anos. Poidimani, recorde-se, tinha aberto um "consulado" em Gallarate em Setembro de 2004 e um outro "posto consular"

Ver mais em http://www.forum-democracia-real.org/

sexta-feira, março 23, 2007

D. Afonso Henriques, o Vencedor!!!


Sondagem aponta D. Afonso Henriques como o melhor

Marktest antecipa-se aos resultados do concurso da RTP


O rei D. Afonso Henriques foi considerado pelos portugueses com 18 ou mais anos o «melhor português de sempre» entre os finalistas do programa da RTP1 «Os Grandes Portugueses», segundo um estudo da Marktest, informa a agência Lusa.

O estudo surge dois dias antes da final da votação. Mais de um quinto (22,7 por cento) dos participantes do estudo da Marktest, realizado através de entrevista telefónica, elegeu o fundador da nação como «o melhor português de sempre». O primeiro rei de Portugal obteve a maior quantidade de votos entre os entrevistados com idades entre os 18 e os 24 anos e residentes no Grande Porto.

Os restantes lugares do pódio foram atribuídos a dois poetas: Camões (segunda posição) e Fernando Pessoa (terceira posição). O autor da obra «Os Lusíadas» reuniu 17,2 por cento das preferências, enquanto que o poeta da «Mensagem» conquistou 11,3 por cento das respostas. Camões registou os melhores valores entre a população com idades entre os 35 e os 54 anos, tendo Pessoa mais «seguidores» entre os entrevistados na faixa etária dos 18 aos 24 anos.

António Oliveira Salazar, que tem sido dado como provável vencedor do concurso da RTP, surge na quarta posição com uma quota de 11 por cento. Foram os entrevistados mais velhos (65 e mais anos) que mais escolheram Oliveira Salazar, representando 20,2 por cento dos votos obtidos por esta personalidade.

Ainda neste estudo, a quinta posição foi conquistada por outro político, Marquês de Pombal, o eleito por 10 por cento do painel. Em sexto lugar surge o diplomata Aristides de Sousa Mendes, com 8 por cento das repostas, seguido por Vasco da Gama, que conseguiu a sétima posição com 7,5 por cento dos votos. Álvaro Cunhal reuniu 5,2 por cento dos votos, ocupando a oitava posição.

As últimas posições apontadas pelos entrevistados para o estudo da Marktest foram atribuídas ao Infante D. Henrique (com uma quota de 4,3 por cento) e ao monarca D. João II (2,7 por cento das respostas).

A sondagem da Marktest foi realizada entre os dia 19 e 21 de Março, com uma amostra de 807 entrevistas telefónicas a indivíduos com 18 ou mais anos residentes em Portugal Continental. Dos 807 entrevistados, 697 escolheram uma das 10 figuras públicas sugeridas pelo questionário da empresa de audimetria, enquanto que 41 pessoas consideraram que nenhuma destas personagens era o melhor português de sempre e 69 não souberam responder a esta questão.

Visite o Site Oficial do Forum da Democracia Real




www.forum-democracia-real.org

Site Oficial do Fórum da Democracia Real...

Visite o site do maior Forum Monárquico Português alguma vez feito!

VIVA O REI !!!

quinta-feira, março 22, 2007

Postais do Apocalipse





Gentil Leitor do Blog das Causas: Faça a experiência de contar a quantidade de filmes que mexem com os medos da América do Norte perder a liderança mundial, e espante-se que o Congresso Americano ainda não tenha nomeado um Grupo de Reflexão sobre o Iraque directamente saído dos executivos que se banham nas piscinas de Santa Mónica e Beverly Hills. Podem nem distinguir entre um árabe, um berbere e um turco, mas sabem que a chamada civi­lização ocidental está em baixo no que toca a tri­unfalismo e que a anti utopia mora nas ameaças de bombas que nunca mais chegam.

É esta a mensagem dos sucessos de bilheteira que receberam os Óscares, como Babel, Apoca­lypto, Diamantes de Sangue, Cartas de Iwo Jima, O Bom Pastor e Filhos dos Homens. As imagens do desastre recebem os aplausos da Academia. Cintilam as celebridades - Matt Damon, Brad Pitt, Cate Blanchett, Clint East­wood, Clive Owen, Angelina Jolie, Leonardo Di Caprio, Mel Gibson, Robert De Niro. E em Hollywood, como em Wash­ington, os autores de ficção política enviam os seus postais do Apocalipse

Estes produtos para tranquilizar e entreter toda a gente admitem duas interpretações, a dos pacifistas e a dos belicistas.

A primeira variante oferece a redenção. Os heróis de Diamante de Sangue e Filhos dos Homens dos homens aparecem nas aberturas dos filmes como cínicos e desesperados. Leonardo DiCaprio é um mercenário sem coração, no comércio ilegal do diamantes na Serra Leoa durante a guerra civil, em 1999. Clive Owen é um intelectual alienado na Londres do ano 2027, um deserto indus­trial e de almas perdidas. Sentem-se como ***** cada dia que passa. Não acreditam num acto de caridade ou de consciência. Mas contra a sua vontade e juízo transformam-se em imitações de Cristo. Owen salva uma jovem negra grávida, uma raridade em 2027 e traz a recém- nascida criança por entre fogos e disparos para um navio misterioso nomeado “Amanhã”. Owen morre mas com a promessa da civi­lização renascida. Di Caprio dá a vida por uma criança africana de oito anos, pro­gramada para o assassinato em série. O pai do menino, um simples pescador, encontrou o melhor dos diamantes. E por via de uma bela jornalista apaixonada há-se sobreviver a história do belo mercenário, ainda que morto, e a mensagem que os diamantes devem ser comprados “conflict-free”

O tema da redenção também está em Ba­bel, nas caves da CIA em O Bom Pastor, nas florestas da perseguição em Apocalypto, nas cavernas das Cartas de Iwo Jima. Matt Damon descobre a capacidade para a verdadeira emoção após longos anos de serviço na América das mentiras; Brad Pitt e Cate Blanchett em Babel reconhecem no aldeão marroquino o companheiro humano; há vida para além do dinheiro. A morte do general Kuribayashi em Iwo Jima mostra que a guerra é sacrifício imortal. O bom selvagem de Mel Gibson aprende que vem aí "um recomeço."

As narrativas de Holywood dirigem-se aos ecologistas e aos activistas dos direitos? Sim, a América devora a terra, os mercados financeiros estão-se nas tintas para os pobres, os subalimentados, as baixas colaterais, mas nem tudo está perdido. A América está a fazer coisas que as boas pessoas não devem fazer, mas sentir-se mal e pesaroso para com as vítimas de circunstância infelizes, é não perder a hu­manidade. Quem tem sentimentos, mantém a moral intacta, e a con­sciência viva. Que conforto é ir ao cinema….


As narrativas de Holywood dirigem-se à direita republicana e fundamentalistas cristãos? Esses não precisam que se lhes digam que têm corações puros e que a sua causa é justa. A América encontra-se cercada por inimigos sinistros e numerosos – doenças, russos cor­ruptos, muçulmanos irritados e oceanos envenenados; não faz mal usar os bons velhos remédios contra as impurezas. É um apelo às armas. O mundo está cheio de animais predadores e é preciso defender a pátria contra o mal. A “guerra ao terror” irá durar uma eternidade, seja no Iraque seja em Apocalypto e Filhos dos Homens. E é com o sangue a espirrar e com o pisar das vinhas da ira que a república imperial se deve defender.

Feitas em Washington ou em Holywood, as imagens do desastre confirmam que anda por aí o bode expiatório; a América é o Pai terrível do Antigo Testamento ou o Filho crucificado do Novo Testamento. Ambas as leituras mostram os americanos como os bons rapazes deste mundo, libertos da prisão da história e livres de imaginar que a sua era nunca passará, e o dia do juízo nunca virá. A ilusão constitui o instrumento necessário do poder que nenhum império militar respeitável pode dispensar. O resto do mundo que se entretenha com estes postais do apocalipse.

MCH - Adaptado de Lewis Lapham - Mar/19/2007 De Harper Magazine

quarta-feira, março 21, 2007

Deputados PS votam contrariados e com críticas Estatuto da Carreira Docente

A Assembleia da República procedeu ontem à Apreciação Parlamentar sobre o Decreto-Lei n.º 15/2007, Estatuto da Carreira Docente, tendo rejeitado todas as propostas de alteração propostas pelo PCP e pelo PSD.

Lisboa, 21 Mar (Lusa) - A disciplina de voto imposta na bancada do PS forçou terça-feira quatro deputados socialistas a chumbarem todas as propostas de alteração ao Estatuto da Carreira Docente, apesar de terem fortes reservas sobre o diploma do Governo.

Na Comissão Parlamentar de Educação, 13 deputados do PS reprovaram as propostas de alteração apresentadas pelo PCP e PSD ao Estatuto da Carreira Docente, mas, no final da reunião, quatro deles apresentaram declarações de voto individuais: João Bernardo, Teresa Portugal, Júlia Caré e Odete João.

"Por estrita disciplina partidária, imposta pelo Grupo Parlamentar do PS, voto contra as propostas de alteração apresentadas pelo PCP e pelo PSD" ao Estatuto dos Educadores de Infância e dos Professores dos Ensinos Básico e Secundário, refere João Bernardo na sua declaração de voto.

Em linhas gerais, os quatro deputados socialistas apresentaram-se em desacordo com o diploma do Governo em três pontos fundamentais: a diferenciação entre a carreira de professor e de professor titular; a compatibilização da carreira com o exercício de cargos públicos e sindicais; a participação dos pais e os critérios como o abandono e o sucesso escolar na avaliação dos professores.

Entre outras críticas, este grupo de deputados do PS diz que o Estatuto da Carreira Docente contém normas "arbitrárias, discriminatórias, burocráticas, desvaloriza a actividade docente na sala de aula", colide com a "salubridade pedagógica" e - acrescenta Teresa Portugal - poderá "violar o campo dos direitos, liberdades e garantias contemplados na Constituição da República".

De acordo com deputados do PS, estas "fortes reservas" foram transmitidas "há várias semanas" ao secretário de Estado da Educação, Valter Lemos, mas o executivo "entendeu não ceder em nenhum ponto".

Na sua declaração de voto, o deputado socialista João Bernardo considera que "a divisão dos professores em duas categorias terá repercussões negativas na organização interna dos estabelecimentos de ensino". "A determinação do número de vagas para professor titular e o consequente concurso para a respectiva categoria não reconhece a dimensão mais relevante na actividade docente: a sala de aulas", lamenta o deputado.

João Bernardo refere ainda que, no novo Estatuto da Carreira Docente, se assiste a uma "flagrante desvalorização das actividades lectivas, pedagógicas e culturais, perante a sobrevalorização do exercício dos cargos formalmente pré-estabelecidos, para além de estimular o garrote burocrático, que tanto tem vindo a asfixiar a qualidade do ensino em Portugal".

Na sua declaração de voto, o deputado do PS queixa-se ainda que a "verticalização da carreira constituirá mais um obstáculo à salubridade pedagógica das escolas e à eficiência do processo de ensino".

"A diferenciação artificial de estatutos e competências [entre docentes] irá trazer maior conflitualidade e piorar o ambiente escolar. A introdução forçada do sistema de quotas representa uma profunda injustiça sobre a actividade docente", critica João Bernardo.

De acordo com este deputado, "estas duas novidades vão contribuir para a desvalorização social e material dos professores", acrescentando ainda o facto de haver "uma contradição insanável entre um discurso [do Governo] favorável ao reconhecimento do mérito e da excelência, por um lado, e, por outro, a imposição de quotas para a atribuição de menções de bom e excelente".

Já Teresa Portugal (irmã do candidato presidencial Manuel Alegre) refere-se à parte do diploma do Governo que contém "os pressupostos para a criação da carreira de professor titular, acessível apenas a um terço do número total de lugares por quadro de agrupamento ou escola não agrupada".

"A definição prévia desta quota impede, de forma arbitrária e discriminatória, que dois terços dos professores possam aceder ao topo da carreira, ficando consequentemente penalizados em termos salariais", aponta.

A deputada critica também a afixação de percentagens máximas na classificação de professores, no quadro da avaliação do seu desempenho.

"Pela via administrativa, este critério atinge e prejudica, de uma forma igualmente arbitrária e discriminatória, o percurso profissional de uma percentagem de professores", protesta a deputada socialista eleita por Coimbra.

Na declaração de voto, Teresa Portugal refere-se ainda à Constituição da República para criticar a decisão do Governo de eliminar a equiparação a serviço efectivo em funções docentes, para efeitos de progressão na carreira, de professores no exercício de cargos políticos ou em cargos de direcção sindical.

"Considero que o eventual prejuízo profissional decorrente do exercício de direitos políticos ou do desempenho de cargos públicos afectará a salvaguarda de condições na participação da vida política e viola o campo dos direitos, liberdades e garantias contemplados na Constituição da República", frisa Teresa Portugal.

PMF

21.03.2007 - 18h10 Lusa

terça-feira, março 20, 2007

DESCOBRIRAM-NOS!


Artigo de JAS no Sol de 17/03/07

Cavaco na encruzilhada

(...)
Em minha opinião, o Presidente da República deveria ter ‘causas’.
Deveria tomar em mãos três ou quatro questões ‘nobres’, contribuindo com o peso do cargo para a sua resolução.
Essas ‘causas’ terão de ser transversais, ou seja, deverão atravessar toda a sociedade, por forma a não poderem ser partidarizadas.
Pelo país inteiro há associações culturais formadas por voluntários que suspiram por tarefas com alguma dimensão a que se dedicar.
Ora, reunindo essas associações, aliciando mecenas (bancos, empresas, empresários, fundações), convocando os organismos do Estado com competências na matéria, o chefe do Estado pode lançar um grande movimento de regeneração do património nacional.
E o que se diz para o património pode dizer-se para a luta contra a droga ou contra a sida, para a reintegração na sociedade de ex-reclusos ou para a protecção de crianças vítimas de maus tratos.
Aliás, com os seus programas para a ‘inclusão’, Cavaco iniciou este caminho.
Mas as ‘causas’ têm de ter outra amplitude, outra dimensão e outro impacto mediático.
Têm de mobilizar e entusiasmar o país.
E isso supõe um envolvimento acrescido do Presidente da República.

(...)
Assumindo ‘causas’, mobilizando a sociedade para tarefas concretas, o Presidente engrandecer-se-á.
Pelo contrário, ficando prisioneiro do formalismo do cargo, pode chegar ao fim dos dez anos sem ter feito praticamente nada.
Cavaco, no fim do primeiro ano de mandato, foi elogiado por todos.
Eu sou menos encomiástico: penso que está numa encruzilhada.
Ou agarra um ‘papel’ onde se afirme pela positiva – ou tornar-se-á uma ‘rainha de Inglaterra’, a quem todos farão vénias mas que não deixará nenhuma marca para a História.

Dulce Pontes - Fado Português




Magnífico video-clip!

segunda-feira, março 19, 2007

TENTATIVA DE ROUBO NO NYASSA

TRIBUNAL MARITIMO E COMMERCIAL
N'este tribunal foi hontem julgado António Joaquim Pedro, tripulante do vapor NYASSA, acusado de tentar ali furtar 12 kg de tintas, sendo condenado a 25 dias de prisão e 170$00 de multa. Deu entrada no Limoeiro (notícia reproduzida do JORNAL DO COMMÉRCIO, Lisboa, de 24-03-1928).
Esperemos que o infeliz nauta já tenha saido do referido estabelecimento prisional, de cujas janelas se via o Tejo e os navios. Do mal o menos.
Conheci muitos outros Nautas que levavam tintas e outros artigos dos navios e nunca foram punidos neste Mundo.
Esta notícia serve de pretexto para publicar uma imagem do velho NYASSA da época em que fez a carreira do Brasil, de 1929 a 1932. Está a sair do Rio de Janeiro, talvez o porto mais bonito do mundo. Um porto que lembra Lisboa e Portugal em inúmeros recantos, das fortalezas de defesa costeira à descontração tão luso-tropical.
E voltando à questão de moral marítima, uma pergunta: será que o crime compensa?



Text and images copyright L.M.Correia, unless otherwise stated. For other posts and images, check the BLOG DOS NAVIOS E DO MAR. Luís Miguel Correia

O Mundo de Borracha

Mundo de borracha

E se o mundo fosse feito de borracha e os continentes e países aumentassem ou diminuíssem de acordo com aquilo que são? E se pudéssemos fazê-los deformar-se ao sabor de parâmetros tão diversos e pouco comuns como a emissão de dióxido de carbono, o preço das casas, a importação de brinquedos ou o número de mortos pelo HIV? Foi isso que se propôs fazer o Worldmapper, um projecto conjunto de várias instituições que nos dá uma visão particularmente expressiva do mundo em que vivemos. Aqui ficam alguns exemplos bem interessantes... de um projecto da Universidade de Sheffield
Sheffield University Logo

Center for the Study of Complex Systems logo

Magazine Grande Informação

e Informação

Está a ser publicada a revista Magazine Grande Informação, que merece o nosso apoio, lendo-a, divulgando-a e assinando-a.

Assine-a através de:

Correio

Remessa livre 2167
1100-001 Lisboa

Telefones

+ 351 21 882 01 00
+ 351 91 250 41 67

e-mail assinaturas@magazine.com.pt

Assinatura anual: 35,00

Silêncio e isenção, Por Nuno Pombo

Silêncio e isenção
Nuno Pombo * (Mar-2007)


O instável equilíbrio entre silêncio e isenção é seguramente uma das muitas dificuldades com que se debatem os presidentes da república. E talvez a mais relevante.

(...) Vieram-me estas ideias a propósito da posição adoptada pelo presidente da república no último referendo. Os seus adversários, ainda na campanha eleitoral, procuraram expor o que consideravam ser uma fragilidade, e o candidato, com a abnegação que se lhe conhece, furtou-se a revelar o que pensava sobre o assunto. Já presidente, manteve fidelidade, não porventura aos seus princípios, mas ao silêncio que tornou possível a sua eleição. Esperar-se-ia, penso eu, bem mais do que nada do chefe do Estado. Em questões estranhas ao governo, em assuntos de consciência, como se repetiu abundantemente, um silêncio como o que ouvimos abre espaço a um tremendo vazio que me leva a reflectir sobre a própria desnecessidade deste tipo de funcionalismo público, sobretudo em época de constrangimentos orçamentais. Silêncio tão mais inexplicável quanto é sabido que neste sensível tema de consciência o primeiro-ministro e muitos dos seus mais exaltados acólitos não primaram pela abstenção.

A Instituição Real, por se encontrar ancorada numa legitimidade própria, solta dos espartilhos castradores da partidocracia, permite que a voz do chefe do Estado seja ouvida por todos com a autoridade que resulta da sua condição e da sua missão. O Rei respira liberdade e, só por isso, qualificaria a nossa democracia. Sem o perigo de se afundar na inevitável desconfiança que mina as relações entre os servos do clientelismo partidário e os súbditos da coisa pública, em prejuízo da Nação. De todos nós.

Não Faltem!

Petição

Os valores abaixo enunciados são construídos e partilhados por cristãos e não-cristãos. dentro do princípio de separação das Igrejas e do Estado, o CAUSAS RECOMENDA A ASSINATURA.

View Current Signatures - Sign the Petition

To: European Parliament PT
Nós, o povo da Europa, aqui afirmamos os nossos valores partilhados e reconhecidos na União Europeia de hoje e de amanhã assentes num legado cultural e histórico de matriz Cristã: respeito da dignidade humana e do direito, solidariedade e subsidiaridade, liberdade e responsabilidade. Nós defendemos também a garantia da liberdade de religião, do respeito dos crentes e não-crentes e do diálogo institucional com as Igrejas.
Assinado a 25 de Março de 2007, no 50º aniversário do Tratado de Ro
ma, o acto fundador da União Europeia

domingo, março 18, 2007

Escola Náutica Infante D. Henrique





Lembrando o que disse Temes de Oliveira no encontro de Feverreiro do Causas "não há em Portugal uma cultura virada para o Mar e isto reflecte-se na desagregação e decadência da utilização de todos os recursos que o Mar nos oferece, sejam eles a pesca, o turismo ou o comércio marítimo" aqui fica uma boa prática de quem resiste à desgraça.
É a página da Associação de Alunos da Escola Náutica Infante D. Henrique o Nosso bravo à Associação!
A Associação vai dinamizar na próxima Quarta-Feira, dia 21 de Março, pelas 14h uma visita de estudo ao Navio Ilha Azul que se encontra atracado na Doca do Espanhol.
Os principais destinatários desta visita são os alunos de Pilotagem e Engenharia de Máquinas Marítimas, visto que a visita vai ser acompanhada pelo Comandante e Chefe de Máquinas do navio.

sábado, março 17, 2007

SOBRE O DEBATE OTA NA SIC

Por António Brotas
O debate transmitido ontem pela SIC, em que o ministro Mário Lino debateu o
aeroporto da Ota com o comandante Azevedo Soares, Vice-Presidente do PSD,
com o Presidente do Sindicato dos Pilotos, sr. Tiago Matos, e com um
engenheiro cujo nome não consegui ver, mas que se revelou muito experiente
em matéria de obras de terraplanagem, leva-me, dada a sua oportunidade, a
retransmitir (neste momento para cerca de 700 destinatários) este trabalho
recebido ontem, assinado pelo engenheiro Luis Leite Pinto , que não conheço,
mas que creio ser filho do Professor Francisco Leite Pinto, meu antigo
professor da cadeira de Caminhos de Ferro no Técnico.

Interrogado muito directamente ontem à noite sobre se conhecia alguma outra
localização melhor do que a Ota para a construção do novo aeroporto melhor
do que a Ota, o ministro afirmou: "*É o melhor sítio que nós temos. Não
conheço mais nenhum*.".

Ora, neste trabalho, o engenheiro Leite Pinto indica duas propostas
alternativas, uma perto do Poceirão e outra na Faia, que considera melhores.
Tem o ministro Mario Lino conhecimento destas propostas? Pode dizer se foram
estudadas ? Não reconhece que, pelo menos à primeira vista, parecem ser *sob
todos os aspectos * incomparavelmente preferiveis à Ota? Ou vê nelas alguma
contra-indicação?

No debate de ontem, em que só assisti à segunda parte, o ministro Mário Lino
transmitiu informações francamente erradas, o que só prova haver uma grande
descoordenação entre os seus assessores (.....)
A empresa "Parsons" entregou recentemente um estudo que lhe foi encomendado,
com um processo algo controverso para compactar estes terrenos, complexo,
moroso e caro (em que é prevista a utilização de 235 mil estacas de brita
com 90 cm de diâmetro) que talvez não seja o melhor e sobre o
qual convirá ouvir a opinião dos nossos especialistas.

Uma coisa, no entanto, é certa: a empresa "Parsons" é, neste momento, a
empresa mais bem informada sobre as dificuldades da construção de um
aeroporto na Ota.

Sugiro, assim, ao Ministério que consulte a "Parson" para dar a sua
opinião sobre se, em face das dificuldades que conhece e tendo em conta
unicamente os problemas da construção, aconselha a construção do NAL (Novo
Aeroporto de Lisboa) na Ota de preferência a construi-lo num outro lugar da
margem esquerda do Tejo.

A mesma pergunta pode ser feita aos ADP (Aeropots de Paris) que ganharam o
concurso para assessoriar a NAER.

PORTUGUESES.COM


No dia 26 de Março, no Jantar-Debate do Blog de Causas, será feita a apresentação pelo Webmaster do PORTUGUESES.COM

sexta-feira, março 16, 2007

ARTE DE FERNANDO LEMOS GOMES

Saúda-se um novo blog do Fernando Lemos Gomes

"Aguarela do paquete FUNCHAL de 1961 a navegar no Atlântico com as cores originais da antiga Empresa Insulana de Navegação. Esta aguarela é aqui divulgada em primeira mão, tendo sido acabada neste momento... Um navio especial no qual viajei diversas vezes."


Aceito encomendas de trabalhos por parte de empresas e particulares. Pormenores: contactar fernandolemosgomes@gmail.com

quinta-feira, março 15, 2007

Com Protecção de Hércules

Os sinais de modernidade e progresso são evidentes com as fábricas, comboio e autoestrada, mas por trás encontramos uma história recheada de episódios e emoções fortes. A história da Vila de Alhandra e dos campos vizinhos, por onde se passa neste passeio, reflecte várias passagens de momentos épicos e de enorme coragem, protagonizado, no seu máximo, pela Coluna de Hércules, única em Portugal, que comemora a definitiva vitória das tropas Anglo-Portuguesas sobre o General Massena, que daqui partiu considerando a inexpugnabilidade das Linhas de Torres. Os campos cultivados, as hortas e as vinhas fazem vista para o Rio Tejo, os seus mochões e a lezíria a perder de vista.


Foto: www.alhandra.net

Encontro -

10:00h

Duração -

3 horas

Distância -

10 Km

Subidas -

Duas moderadasa

Dificuldade -

Média-


Sistemas de Ar Livre

E-mail sal@sal.pt Internet Web Site http://www.sal.pt





Quem conhece Taki ? Criador do www.takimag.com desde 5 de Fevereiro de 2007, o jornalista e milionário Taki Theodoracopulos, escreve no Spectator, National Review, Times, Vanity Fair, entre outros. Em 2002, fundou o American Conservative com Pat Buchanan e Scott McConnell.

Aqui está uma peça dele:

“Quis agitar o mundo gelatinoso da chamada opinião ‘conservadora’. Durante uns dez anos pelo menos, o movimento conservador foi dominado por uns gorduchos – com gravatas e blasers azuis - que passaram a juventude a jogar Risco em dormitórios góticos, a beber Porto e a fumar charutos roubados aos pais. Depois da tragédia do 11 de Setembro – e graças a um Presidente complacente e não muito esperto - estes miúdos começaram a jogar Risco com soldados reais. Os patriotas morrem no Iraque numa guerra que não é do interesse da America. E agora estes artilheiros da pastilha elástica, estes falcões de aviário, querem atacar o Irão que não ameaça os EUA. Uma coisa posso eu dizer: pode haver ateus nas trincheiras no Iraque mas neo liberais ou neo conservadores é que lá não há. Mandaram para lá os filhos dos operários para morrerem em vez deles e se sentirem machos e compensar todas as vezes que tiveram sarampo na escola. Será nossa tarefa atacar os falcões de aviário e dar-lhes com o sarampo outra vez.”

terça-feira, março 13, 2007

Centro Náutico Moitense... Bravo!
















  • Programa Oficial das Festas organizadas pelo Centro Náutico Moitense ou em que participa em 2007. Estão de parabéns os nossos bloguistas destas andanças, ou antes mareanças, que nos convidam a participar nelas!
  • 2007-04-09 - Constância, Festas de N.Sr.ª da Boa Viagem.
  • 2007-04-25 - Desfile da Liberdade
  • 2007-05-01 - Regata de veteranos na classe de Optmists
  • 2007-05-18, 19 e 20 - Participação no Aniversário do Ecomuseu do Seixal
  • 2007-06-02 e 03 - Procissão N. Sr.ª da Atalaia
  • 2007-06-16 e 17 - Cruzeiro do Tejo Alhandra - Valada do Ribatejo
  • 2007-06-23 - III Concentração na Ilha do Rato
  • 2007-06-29 - Procissão de S.Pedro, Montijo
  • 2007-06-30 - Participação na ISAF Sailing World Cascais 2007
  • 2007-07-01 - Participação na ISAF Sailing World Cascais 2007
  • 2007-07-07 e 08 - V Cruzeiro/Regata Moita -Vila Franca de Xira– Moita
  • 2007-07-14 - Regata de Portugal
  • 2007-07-29 - Regata Moita - Samouco
  • 2007-08-11 - Participação nas Festas do Rosário
  • 2007-08-12 - Participação na Regata de Barcos típicos A.N. Sarilhense
  • 2007-08-15 - Regata Atlântico Azul
  • 2007-09-11 - VI Cais Vivo, Festas da Moita
  • 2007-09-15 - Regata em Honra de N. Sr.ª da Boa Viagem, Festas da Moita
  • 2007-10-05 - Real Regata das Canoas
  • 2007-12-01 - Regata de Aniversário na classe de Optimists
  • 2007-12-02 - Regata de Barcos Típicos telecomandados
  • 2007-12-09 - Exposição de Canoas Típicas do Tejo, na Praia do C.N.Moitense

segunda-feira, março 12, 2007

The act of defending any of the cardinal virtues has today all the exhilaration of a vice. - G.K. Chesterton

Conferência a 14 de Março



Conferência Why is an Academic Non-Confessional Study of Religions a Must - and What May It Look Like? proferida por Tim Jensen (General Secretary da International Association for the History of Religions)
14 de Março, 18H30, Universidade Lusófona (Auditório Victor de Sá)

Portugal é um dos poucos países da União Europeia sem uma associação específica para os investigadores do fenómeno religioso. Tentando ir contra essa situação, está neste momento a ser formada a Associação Portuguesa para o Estudo das Religiões. Esta conferência é a primeira actividade da comissão de instalação da associação.
O promotor da conferência é Paulo Mendes Pinto, director do Centro para o Estudo das Religiões e do Curso de Licenciatura de Ciências da Religião da UL.

domingo, março 11, 2007

Os Direitos do património

Castelo de TORRES VEDRAS

Inserido na IX Semana Cultural da Universidade de Coimbra, o Instituto de História da Arte da faculdade de Letras de Coimbra organiza, sábado, dia 10 de Março, o colóquio «Sob o signo do Sol. Os Direitos do património: ambiente e conservação», chamando a atenção para a importância da disciplina. Na base deste colóquio está, segundo o director do IHA-FLUC, a vontade de demonstrar que a História da Arte “é uma disciplina estratégica ao conhecimento do património que se vai conservar e que a forma como esse património será tratado tecnicamente depende muito do conhecimento histórico que dele se tem". Os debates decorrerão no Anfiteatro III da FLUC e contam com um conjunto de especialistas portugueses e espanhois das áreas da conservação e legislação. (+ O Primeiro de Janeiro)

Será Assim ? por João Gomes


Saudamos aqui o Aquela Opinão , blog de João Gomes. Ele e João Prazeres de Matos alimentam juntamente o Pátria e Povo. Uma visão de Esquerda e outra de Direita sobre a actualidade. Finalmente o conceito de Debating Society ou a nossa muito portuguesa e tradicional cultura política de Debate de Café - desde o Bocage no Nicola - está a instalar-se no sector jovem sem os habituais tiques de pedantismo abaixo descritos.


"Os tempos que correm não andam nada fáceis para a direita democrática em Portugal: o CDS/PP está dividido entre aqueles que apoiam Ribeiro e Castro e os que pretendem o regresso à liderança de Paulo Portas; os pseudo intelectuais liberais-conservadores da Atlântico vivem reféns da sua suposta autoridade moral; o PSD está completamente à deriva, com santanistas (se ainda os há...) para um lado, mendistas para o outro e o Menezes sempre a fazer barulho; o MPT não consegue afirmar a ecologia na direita portuguesa, porque ecologia e direita são duas noções incompatíveis; e o PPM não consegue representar nem os monárquicos, nem a direita.
A única força partidária de direita que parece estar empenhada num verdadeiro debate ideológico é o PND, pelo menos os Estados Gerais da Direita, prometidos faz um tempo pelo Manuel Monteiro, vão mesmo realizar-se."

sábado, março 10, 2007

Bernardim Ribeiro,



"Menina e MOça me levaram de casa de meus pais...."
No meio de um largo do Torrão, uma estátua de Bernardim Ribeiro, mais parecido com um crash test dummy do que com um dos grandes poetas líricos portugueses. Mas a cor do mámore é bonita
Uma tradição familiar da família judaica Abravanel mantem que o poeta Bernardim Ribeiro, autor da «Menina e Moça», cuja genealogia se desconhece até hoje, era, na realidade, um neto de Isaac Abravanel, filho de Judah Abravanel (O famoso leãO hEBREU DOS DIÁLOGOS DE AMOR) que o teria feito passar clandestinamente a fronteira para Portugal com uma ama. O rei D. Manuel I, sabendo de quem se tratava, apropriou-se da criança e educou-o na corte na cristandade. Um enigma a resolver para quem gosta. MAs melhor ainda a sua poesia....

O Ant�nio Maria: Aeroportos 3

O Ant�nio Maria: Aeroportos 3

OTA não, Portugal Sim!


Na noite em Marques Mendes abre fogo lembrar o artigo do dia 8
Ota: «Estão a mentir-nos»
2007/03/08 | 16:42 || Patrícia Pires
Eram tantas as vozes a criticar a Ota, que resolveu juntar, em livro, a opinião de especialistas. Conclusão é clara: novo aeroporto de Lisboa apresenta deficiências, sob uma «campanha de desinformação total»
O interesse pela Ota nasceu há pouco tempo e Mendo Castro Henriques deixou-se seduzir pela grande oposição em torno do novo aeroporto de Lisboa. «A comunidade científica tomou uma posição de cidadania - contra - e isso é uma novidade», confessa ao PortugalDiário.
Leia o resto em PortugalDiário

sexta-feira, março 09, 2007

Toponímia e cidadania (1)

Não conseguimos perceber as razões de critérios tão diferenciados nas placas toponímicas da capital portuguesa, quer quanto ao texto quer quanto à apresentação.

Parece-nos, por um lado, de elementar justiça realçar os aspectos em que os homenageados se distinguiram e que merecem a nossa admiração, por outro, reforçar esse respeito, facultando ao cidadão um melhor conhecimento daquele personagem, não o reduzindo a um simples e frio nome de rua. Desta forma, mais completa, de caracterizar essa homenagem póstuma, poderá ser dado um contributo para a formação duma maior consciência cívica e cultural do cidadão, infelizmente tão por baixo.

Aqui ficam bons e maus exemplos, apelando à melhor atenção das autarquias, no caso presente de Lisboa, a capital.

Rua Marquesa de Alorna (da Marquesa?)

e

Rua do Almirante Pessanha